1º Seminário de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai reúne grande público

1º Seminário de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai reúne grande público

A primeira edição do Seminário de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai Gaúcho, realizada nesta quarta-feira, 04 de maio, reuniu cerca de 900 pessoas entre produtores rurais, estudantes e lideranças regionais dos 32 municípios da região de abrangência da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai.

O evento promovido pela EMATER/RS-ASCAR, com apoio do Governo Estadual, Prefeitura de Erechim, AMAU e ACCIE, aconteceu no Pólo de Cultura em Erechim, com programação técnica voltada especialmente aos produtores, discutindo as novas e adaptadas tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira regional.

Segundo dados da Emater, na região do Alto Uruguai, dos 32 municípios, são 9 mil produtores de leite, com um plantel de 90 mil vacas e uma produção de 300 milhões de litros por ano.

Na abertura oficial, em seu pronunciamento,  o gerente regional da Emater/RS/Ascar, Gilberto Tonello, saudou e agradeceu a presença de todos. Agradeceu o empenho e dedicação dos funcionários da Emater na organização e o apoio das entidades e empresas patrocinadoras para que fosse possível realizar este importante Seminário destinado especialmente aos agricultores.

O presidente da AMAU, Beto Bordin, destacou a presença de um número expressivo de agricultores, buscando conhecimento, encontrar alternativas para melhorar a produção e consequentemente a renda familiar na sua propriedade. “Sem dúvida nos deixam com mais esperança e convictos de que a nossa região está no caminho do progresso e do desenvolvimento. Buscar conhecimento, encontrar alternativas é o papel do empreendedor, através das experiências positivas para ter sucesso. Pela quantidade de leite que é produzida na região, temos sim que trabalhar e discutir essa questão para que melhore o preço do leite e a rentabilidade do nosso produtor. A AMAU apoia este evento e todas as iniciativas que visem o crescimento da nossa região e o desenvolvimento profissional de todos”. Ainda, parabenizou toda equipe da Emater regional e de todos os 32 municípios da região pela organização deste grande evento.

O presidente da Emater/RS-ASCAR, Clair Kuhn, disse aos agricultores, com exemplo lembrando da sua família, ser filho de pequeno agricultor, “seja frio, calor, chuva ou sol, muitas vezes com dor de garganta, febre, quando se levanta de manhã cedo, o agricultor e a agricultora não se entregam, são verdadeiros heróis da economia dos municípios, estados e do país. Diretamente 40% do PIB do Rio Grande do Sul vem da agricultura, indiretamente em negócios, serviços, produtos de consumo que utilizam na propriedade, mais 20%. Então a balança comercial do Estado quem segura é a agricultura em especial a bacia do leite”, ressaltou Kuhn, presidente da Emater.

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, falou como consumidor do leite, sendo bom tomador de leite e seus derivados. Destacou o trabalho dos produtores de leite, “estão participando do evento interessados em produzir ainda mais e melhor, não como renda alterativa, mas sendo a renda principal. E o desafio é agregar valor, produzir também manteigas, queijos, diferentes tipos de produtos. Mas também, buscar melhores qualidades dos produtos, temos todas as condições, aprimorar o plantel e permanentemente investir na propriedade sempre vai ter a subsistência para a família. Continuem produzindo mais para que nunca nos falte leite”.

Foram realizadas 4 palestras, com os seguintes temas: “Alimentos conservados: silagem, pré-secados e feno” com Dr. Mikael Neumann, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná. Em seguida, a palestra sobre “Administração e planejamento da atividade leiteira”, com o assistente técnico regional e doutorando em Agroecossistemas (UFSC) da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso. A terceira palestra tratou sobre os “Sistemas confinados de produção de leite”, pelo médico veterinário da empresa Tortuga, Van Riel. E no encerramento, foi abordado o “Sistema pastoril de produção de leite”, pelo Dr. Wagner Beskow, da empresa Transpondo. Além das palestras foram servidos lanches e almoço.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, presidente da Emater/RS-ASCAR, Clair Kuhn, presidente do Poder Legislativo de Erechim, vereador Ale Dal Zotto, presidente da ACCIE, Claudionor Mores, gerente regional da Emater/RS/Ascar, Gilberto Tonello, presidente da Sicredi Norte RS/SC, Adelar Parmegiani, coordenador regional de Agricultura, José Mantovani, no ato representante o secretário da Agricultura, Ernani Pollo, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Osmar Redin, representando o secretário, Tarcísio José Minetto.

 

Fonte: Leonardo Bortolotto

Jornalismo Rádio Aratiba