A importância do sódio no organismo

0
552

O sódio é um mineral ou um soluto (soluto ou disperso é a substância que pode ser dissolvida). O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida. Por exemplo, se você põe sal na água e mexe, ele se dissolve nessa água, não aparecendo visualmente, mas seu efeito está ali.

Nosso corpo é uma máquina fantástica que funciona extraordinariamente, envolvendo os nutrientes que recebemos através da alimentação e os produtos internos como os hormônios e enzimas que ajudam nos processos de absorção e desdobramento desses nutrientes, para que possam ser utilizados de forma adequada pelo organismo.

Entre as células, há espaços, e o sódio atua nesses espaços, em equilíbrio com a água. Quando a água é pouca para a quantidade de sódio, a célula libera água para equilibrar. Nesse processo, pode haver desidratação da célula. Quando a água é muita, a célula tende a captar essa água. Mas, nas duas funções, há limites de captação e liberação de água pela célula. Quando o sódio é em excesso, requerendo ainda mais água e a célula não tem mais capacidade para absorver a água, ela se acumula nos espaços e há o edema. Quando há o desequilíbrio entre soluto e água, pode ocorrer edema (inchaços) ou desidratação celular. Por isso, tanto ingestão de água, como a de sódio, precisam estar equilibradas.