Alimentos anti-inflamatórios

0
591

Alimentos anti-inflamatórios estão distribuídos por todos os grupos de alimentos, incluindo gorduras, proteínas e carboidratos. As especiarias e os condimentos são também muito poderosos neste sentido.

No caso das gorduras, recomenda-se a ingestão de gorduras boas, tais como as encontradas no salmão, no azeite, na linhaça, no gergelim, nas nozes, nas castanhas, no abacate, no coco e no açaí. Proteínas anti-inflamatórias são encontradas em carnes vermelhas magras, no peixe, no frango, no ovo e no leite, por exemplo.

Já os carboidratos que podem ajudar no combate a inflamações são aqueles integrais e ricos em fibras, assim como aqueles encontrados em frutas e em vegetais. Deve-se consumir, portanto, pães integrais, macarrão integral, arroz integral, cereais, frutas em geral, especialmente as amarelas, laranjas e vermelhas e folhas e legumes verdes.

Além disso, as berries merecem atenção especial quando se fala em alimentos anti-inflamatórios, pois são nota dez neste quesito. Recomenda-se, portanto, adquirir o hábito de consumir framboesas, groselhas, jabuticabas, morangos, amoras, mirtilos, cerejas e açaís, por exemplo.

Por fim, vale a pena destacar alguns condimentos e especiarias, que também são muito eficientes neste sentido. O açafrão, o cacau, o alecrim, a canela, o gengibre, o orégano, o hortelã, a salsa, a pimenta e o tomilho são ótimos anti-inflamatórios.