Alunos de Aratiba participam de palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água

0
1214

A secretaria municipal da Educação de Aratiba promoveu durante esta quarta-feira (18), no auditório da Escola Municipal Aratiba, uma atividade educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Os alunos do Ensino Médio e Séries Finais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal e estadual participaram de uma palestra show com o tema: “Biodiversidade, água e desenvolvimento sustentável”, que foi proferida pelo Observatório Bioastronômico Cosmos, com o professor historiador, Hernán Mosttajo.

O objetivo foi de conscientizar crianças e jovens, desde cedo, sobre as melhores formas de consumir água e também como poupá-la quando necessário.

A Palestra Show no município de Aratiba está cadastrada no Calendário da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e abre oficialmente a Semana da Água no Brasil. (UN Water 22 March Wolrd Water Day 2015 – Water And Sustainable Development Palestra Show com o Educador Ambiental Hernán Mostajo)

A temática é adequada para os diferentes níveis escolares. Os temas abordados compreendem o surgimento e evolução da biodiversidade na Terra e a importância da água neste contexto; ciclo da água; aquífero guarani; uso racional; água e doenças, entre outros.

Foram momentos de descontração, alegria, concentração e acima de tudo, muito aprendizado para todos que participaram do evento.

Através da palestra e das exposições estabelece-se a conscientização da preservação ambiental, do uso de energias limpas e a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

A Assembleia Geral da ONU declarou 2005 a 2015 como a Década Internacional da Água. A ideia é divulgar mundo afora os dados a respeito do uso, desperdício e poluição da água para sensibilizar o maior número possível de pessoas para a causa.

O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida.

O período de 2011 a 2020 foi declarado como a Década da BIODIVERSIDADE.

A UN-Water anunciou o tema do Dia Mundial da Água de 2015. Neste ano, o assunto que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo será ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.

A UN-Water é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro.

Hernán Mostajo, Intérprete do Universo
Professor Historiador, Educador Científico, Conferencista nas áreas da Cosmologia, Astronomia, Exobiologia, Museologia e Educação Ambiental, já realizou palestras para mais de 300 mil alunos e professores do Estado do RS em mais de 150 cidades, tornando-se o palestrante mais solicitado em eventos educativos e científicos do RS na atualidade.

Diretor Presidente da Associação Brasileira de Educação Científica (ABEC), Associação Gaúcha de Astronomia (AGA) e Diretor do Observatório BioAstronômico COSMOS.

Membro representativo do Instituto Latinoamericano de Museus (ILAM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Sistema Estadual de Museus (SEM).

Colaborador Institucional: United Nations Environment Programme (UNEP), Food and Agriculture Organization (FAO), Agência Espacial Brasileira (AEB), National Aeronautics and Space Administration (NASA), Nações Unidas (ONU).