AMAU elege nova diretoria para o ano de 2016

0
756

Na tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, os prefeitos dos 32 municípios do Alto Uruguai se reuniram para a última reunião do mandato do prefeito de Campinas do Sul, Milton Cantele e também para eleger a diretoria para este ano.

Foi eleito, através de um acordo feito entre os prefeitos em 2013, o PDT, que acabou indicando o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta para ser o presidente. Os dois vice-presidentes são Luiz Ângelo Poletto (PTB) de Aratiba e Geverson Zimmermann (PSDB) de Estação.

Mas antes da eleição, ainda sob o comando de Milton Cantele foi deliberado alguns assuntos.

O mais palpitante foi com relação aos valores a serem repassados à Fundação Hospitalar Santa Terezinha por parte dos municípios como complementações das internações e também a possibilidade de utilizar outros serviços oferecidos pela instituição de saúde. O presidente Milton relatou que a direção do hospital através de Rafael Ayub formulou uma proposta de valores e a AMAU fez uma contraproposta.

O prefeito de Erechim Paulo Polis se disse preocupado com a contraproposta pois ele como gestor é o responsável. Na próxima segunda-feira o prefeito Polis e o diretor do hospital Rafael Ayub devem sentar para analisar esta contraproposta.

Outro assunto na pauta, foi o problema do Banco de Sangue, e os prefeitos deliberaram pela importância do tema, em manter os repasses para a instituição. O presidente Milton relatou aos prefeitos os apontamentos, num total de 12, feitos pela Vigilância Sanitária Estadual que acabou fechando o Banco de Sangue no dia 23 de dezembro de 2015: “são todos administrativos e não sanitários”.

Também foi debatido o aumento salarial dos funcionários públicos municipais, mas o assunto não evoluiu, pois cada município tem suas características e suas leis, não podendo ser possível um entendimento. Mas com a redução das receitas, ninguém irá trabalhar com índices acima da inflação.

No seu discurso de encerramento, Milton Cantele falou da importância da AMAU enquanto instituição e de sua força, desde que permaneça unida e os partidos políticos ficarem do lado de fora da sala.

Já empossado, o prefeito de Três Arroios Lirio Zarichta, deu a linha de como será sua atuação. Dar continuidade a essa união referida pelo Milton Cantele e criar pautas coletivas para a associação se fortalecer cada mais e que na primeira reunião desta nova direção será apresentando um plano de ação. Mas já adiantou dois que irá buscar. Primeiro quer saber porque os municípios pagam ICMS pela luz: “essa é uma luta que precisamos encampar”. E segundo, afirmou que não abre mão de rever o acordo que a AMAU tem com a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai que para ele anda meia adormecida. A AMAU paga R$ 5 mil por mês para a Agência e Lirio acredita que estes recursos podem ser colocadas em outras demandas mais importantes, já que os municípios estão cada vez mais estrangulados.