Aposte nos cereais integrais

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Different types of cereal grains with ears

Se você quer diminuir as chances de câncer e diabete, manter o peso, varrer o excesso de colesterol, evitar inflamações pelos vasos e, de quebra, perder a famigerada barriga, a dica mais quente dos experts em nutrição é uma só

Aveia, milho, trigo, arroz, centeio e cevada – esse é um grupo de cascas-grossas. Tachá-los assim não é nenhuma ofensa. Por serem duros na quebra, seus invólucros protegem nutrientes e outras substâncias cada vez mais valorizadas pelos estudiosos da dieta como ferramenta de prevenção. “Por isso, a tendência é incluí-los em todas as refeições do dia”, conta a nutricionista Maria Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a Abeso. “Antes, o consumo dos cereais integrais era mais associado ao café-da-manhã.”

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, deu mais um bom motivo para isso: comer integrais ajuda a reduzir a barriga. E a questão aqui vai além da estética. “A gordura abdominal deve ser eliminada porque é estopim de problemas fatais, como o infarto”, sentencia Heather Katcher, líder do trabalho. Cientistas gregos da Universidade Harokopio já encontraram uma pista porque os integrais encolhem a cintura. Por meio de exames, notaram que seus consumidores fiéis têm níveis mais equilibrados de adiponectina, uma substância que age nas células gordas do abdômen, fazendo-as murchar.

Muitos benefícios
O corpo inteiro ganha quando você passa a comer esses grãos
– Maior saciedade
– Longe do diabete
– Artérias blindadas
– Pulmões a salvo