Aratiba 61 anos de emancipação político administrativa

0
488

Aratiba em língua tupi significa pequenas araras. A cidade gaúcha é banhada pelo lago da barragem do rio Uruguai divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Possui uma área de 341,98 km². População estimada 6.621 pessoas.

Em Aratiba, os principais templos religiosos são a Igreja Matriz São Tiago, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Barra do Sarandi e a Igreja Missionária Assembleia de Deus.

Aratiba é o 117º município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917 quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores que adquiriram suas colônias da CIA LUCE E ROSA S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.

Em 1919, iniciou-se o povoamento que teve como primeira denominação Rio Novo. Em 1924 foi elevado à categoria de 7º Distrito de Erechim.

Em 1944, o povoado Rio Novo recebeu o nome de Aratiba.

Em 1951 foi criada a paróquia, subordinada à Diocese de Passo Fundo, através do Decreto Eclesiástico de 7 de agosto de 1951, até a criação da Diocese de Erechim, em 27 de maio de 1971, da qual faz parte atualmente.

Os colonizadores que estabeleceram-se no Município, formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros(15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.

Formação Administrativa

A elevação à categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955 através da Lei nº 2.710. Oficialmente, o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.

Em 10 de abril de 1965, emancipou-se de Aratiba o distrito de Itatiba, hoje o Município de Itatiba do Sul.

Em 1992 foi criado o Município de Barra do Rio Azul, desmembrado do Município de Aratiba, reduzindo em aproximadamente 30% a área e a população.

O prefeito atual é Luíz Ângelo Poletto tendo como vice, Gelson Tarcísio Carbonera e o presidente do Legislativo é Lécio Antônio Grando.

Em entrevista ao programa  Nova Manhã da Rádio Aratiba, nesta terça-feira(04), o prefeito Poletto parabenizou os munícipes pelo aniversário de Aratiba e lembrou também dos ex-prefeitos e ex-vereadores que deram sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município. Luiz Ângelo Poletto também cumprimentou o prefeito eleito, Guilherme Granzotto e o vice Izelso Zin e os vereadores eleitos, desejando boa sorte e bom trabalho na condução dos destinos do município a partir de 2017.