Aratiba comemora 62 anos de emancipação nesta quarta

0
387

Aratiba comemora, nesta quarta-feira (4), 62 anos de emancipação político-administrativa. A elevação à categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955, através da Lei nº 2.710. Oficialmente, o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.

Aratiba, em língua tupi, significa pequenas araras. A cidade gaúcha é banhada pelo lago da Usina Hidrelétrica Itá, divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Possui uma área de 341,98 km² e população estimada em 6.601 habitantes.

Aratiba é o 117º município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917, quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores, que adquiriram suas colônias da Cia Luce e Rosa S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.

Os colonizadores que estabeleceram-se no Município de Aratiba formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros (15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.

Os atuais gestores, prefeito Guilherme Eugênio Granzotto e vice Izelso Zin, parabenizam toda a comunidade Aratibense e agradecem o empenho de todos para tornar Aratiba cada vez mais farta e altaneira.