Aratiba debate Agroecologia

Aratiba debate Agroecologia

154

Agroecologia, tema que começa a ser debatido pela Administração Municipal de Aratiba. A primeira reunião/trabalho aconteceu nesta sexta-feira (12) na Prefeitura Municipal. Estavam presentes além do Prefeito Guilherme Granzotto, Vice prefeito Izelso Zin, Secretário da Agricultura de Aratiba Elói Schneider, representantes da EMATER/ASCAR, COPAAL (Cooperativa de Produção Agropecuária Aratiba Ltda), ACHA (Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba) CRESOL (Cooperativa de Cédito Rural com Interação Solidária) , MAB ( Movimento de Atingidos por Barragens) e alguns Vereadores do Município.

Segundo Guilherme Granzotto, Prefeito Municipal, a Administração 2017/2020 tem interesse muito grande em desenvolver um projeto importante dentro da Agroecologia. “ A produção orgânica é uma tendência mundial e Aratiba precisa implantar um projeto grandioso com apoio de todos os seguimentos ligados a produção primária. Temos o CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) que pode ser o nosso elo de implantação. Temos também outras experiências bem interessantes dentro do nosso Município, como o Mercadinho da Copaal, o projeto de hortas comunitárias do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens), pomares orientados pela EMATER/ASCAR, outras ações individualizadas de agricultores que trabalham de forma independente dentre outros, que podem se somar a proposta e desenvolvermos, com a coordenação da Secretaria da Agricultura um grande projeto Agro ecológico que atenda uma grande região e proporcione para uma centena de agricultores familiares uma produção sustentável e uma rentabilidade vantajosa.” Afirmou Granzotto.

Todas as lideranças presentes no encontro elogiaram a iniciativa e se colocaram a disposição para a implantação deste projeto. Silvano Mohr, Gerente da Cooperativa de Crédito CRESOL Aratiba , elogiou a iniciativa e colocou as linhas de crédito do Plano Safra da Agricultura familiar a disposição.

Gilmar Schardong, chefe do escritório municipal da Emater também acredita no projeto e destacou as potencialidades do Município, tanto na questão de localização geográfica como na disponibilidade de mão de obra.

Ivar Pavan, ex deputado e Secretário de Estado também participou desta reunião e elogiou a iniciativa da Administração Municipal. “ Na grande maioria das vezes, o trabalho mais difícil é convencer o Poder Público que o projeto de Agroecologia precisa ser fomentado, que bom que aqui em Aratiba a iniciativa é do próprio Prefeito e sua equipe.” Ivar Pavan também destacou a CECAFES (Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar) que possui mercado aberto em praticamente todo o Estado.

Como encaminhamento o encontro definiu a criação de uma equipe gestora do projeto com Elói Schneider, Secretário da Agricultura de Aratiba coordenador do Projeto. Nova reunião esta marcada para quarta-feira dia 17 com os membros da equipes gestora.