Aratiba mantém viva a tradição italiana do Filó

0
1146

Para manter presente na memória da população os hábitos e os costumes da cultura italiana, foi realizado na sexta-feira, 08, mais uma edição da tradicional Noite do Filó no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, Pio X. O evento reuniu um grande público e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação.

Na sua 8ª edição, a Noite do Filó tem como principal objetivo resgatar a cultura, os costumes das famílias, especialmente dos agricultores do norte da Itália, região do Vêneto. Tinham nesses encontros momentos para cantar, rezar e degustar os pratos típicos italianos.

A programação iniciou com a apresentação dos grupos de idosos da comunidade do Pio X e da Esperança Alta, que entraram no salão cantando uma das músicas mais tradicionais da cultura italiana “Mérica Mérica”.
Também aconteceu a apresentação do Grupo de Dança Italiana formado pelos alunos da Escola, conduzidos pelas professoras Lisete e Carlusa, através de uma mistura de ritmo e de muita alegria.

Em seguida, foi escolhida a rainha do filó. As alunas da Escola desfilaram com roupas típicas italianas, que as antigas usavam nos seus afazeres. A Rainha do Filó é Carolina Perondi, que estava vestida como os alunos de antigamente, com uniforme. A 1ª Princesa é Kelly Cristina Ongaratto, que desfilou representando a mulher italiana grávida e cozinheira. A 2ª Princesa é Paula Antônia Rachelle, representou a dona de casa, que na época cuidava das tarefas de casa.

Além do momento cultural foi servido o jantar, que tinha no cardápio, salame, queijo, pão, cuca, bolachas, grostoli, brodo e carne de frango.

Arrancando gargalhadas e aplausos, o humorista e difusor da cultura italiana Edgar Maróstica abrilhantou com show. Maróstica tem seu trabalho voltado para a vida do imigrante italiano, seus descendentes e seu cotidiano. Com quase 30 anos de carreira, já realizou turnê pela Itália, na região de Vêneto. Foi o primeiro apresentador de programa de rádio FM no Brasil, “in talian”. Vencedor do XV Festival da Mentira de Nova Bréscia, “IN TALIAN” recebendo título de Maior Mentiroso do Brasil.

Prestigiaram o evento, o prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto, a secretária municipal da Educação, Rosângela Matté Poletto, diretor da escola, Edson Vanderlei Sfredo, supervisora Escolar Professora Rosane Morgan, presidente do CPM Edilar Dellagostin, rainha do município, Daniele Dellagostin, rainha do Filó, Rafaela Morgan, professores, alunos, pais e a comunidade em geral.

O Filó abrange um conjunto de atividades comunitárias que as famílias italianas promoviam aos fins de tarde, hábito herdado dos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19.
O sadio costume de reunir a vizinhança num ritual alegre e religioso, em que compartilham cantoria, bordados, contação de histórias, jogos, brincadeiras, danças e culinária típica é preservado até hoje como atividade cultural, por grupos organizados.