Assinados termos de compromisso para ampliação e construção de agroindústrias familiares em Mariano Moro

0
478

Foram assinados, nesta segunda-feira (16), em Mariano Moro, os Termos de Compromisso entre o Poder Público Municipal e os primeiros cinco beneficiários do programa PRACRESCER, da Agroindústria Familiar do Município.

A assinatura dos referidos termos é a última etapa – antes da efetiva construção das agroindústrias – de um projeto que foi planejado e gestado há muitas mãos e com um objetivo muito claro: fomentar a ampliação e a construção de novas agroindústrias no Município de Mariano Moro, no intuito de agregar valor aos produtos da agricultura familiar, propiciando empregos, renda e qualidade de vida às famílias do campo, além de alimentos de qualidade para a população.

O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito e contou com a participação de representantes da Emater/RS-Ascar, grande parceira do projeto, secretários municipais e funcionários da prefeitura, além das famílias beneficiadas pelo programa.

O prefeito Irineu Fantin deu às boas vindas aos presentes e falou da importância do programa como um marco histórico para o Município de Mariano Moro, e que certamente será referência para outros municípios. “Em momentos como este que estamos vivendo, de grande crise política e econômica, não é comum ver um município investindo recursos próprios em programas de desenvolvimento. É preciso ter coragem, boa gestão e acreditar nas pessoas e naquilo que se está fazendo”, falou Fantin.

O Coordenador Técnico da Secretaria da Agricultura, Leomar Fernando Mattia, apresentou aos beneficiados cada etapa do programa, mostrando o quanto esse processo é importante para que haja transparência e eficiência na construção e execução, reforçando os compromissos na boa utilização dos recursos e na prestação de contas.

O PRACRESCER passou por diversas etapas desde que surgiu como programa de governo da atual Administração, desde a construção das leis, elaboração dos projetos, aprovação nos conselhos, elaboração de documentos, aprovação na Câmara de Vereadores e agora assinatura dos Termos de Compromisso. A partir de agora, as agroindústrias beneficiadas estão autorizadas a adquirir os materiais de construção e equipamentos para a realização das obras, e serão beneficiadas com até 50% do valor total investido na aquisição destes materiais de construção e equipamentos, além de outros benefícios contidos no programa.

As cinco primeiras agroindústrias beneficiadas são: Agroindústria de Açúcar Mascavo Vale do Rio Uruguai, de Arquemino João Biazus, e Agroindústria de Panificação K & F, de Iraci Regina Kaczerski, que irão ampliar e qualificar suas atividades; Agroindústria Familiar de Queijos, de Jandir Pertussatti, Agroindústria de Panificados, de Osmar Stein, e Agroindústria de Hortaliças Minimamente Processadas, de Ricardo Battisti, que irão construir as agroindústrias. Ainda nesse ano mais duas agroindústrias serão beneficiadas, sendo uma de embutidos de carne e outra de filetagem de peixes.

Concomitante à construção das agroindústrias, o programa busca conscientizar a sociedade para a importância da aquisição e valorização dos produtos provenientes do Município, construindo uma rede de comercialização e uma identidade para os produtos, que também serão comercializados em feiras e roteiros turísticos.

É a população de Mariano Moro se unindo “PRACRESCER”.