Atenção com as mãos deve ser a mesma do rosto

0
553
applying hand lotion

Passar filtro solar e hidratante no rosto já são rotinas de muitas mulheres e até de homens. Mas, outra região do corpo que também precisa desses cuidados, para não denunciar a idade, são as mãos. “A mão envelhece assim como nosso rosto e deve receber os mesmos cuidados. O ideal é que o creme tenha uma base siliconada que hidrata melhor e também o filtro solar”, afirma a dermatologista Dra. Dayana Espíndola Volpato Thá, da Clínica Thá Dermatologia.

Para quem passa generosos minutos no trânsito e debaixo do sol, a reaplicação deve ser constante ou optar por um acessório. “Existem luvas especiais com filtro solar, que podem ser usadas quando a pessoa vai se expor ao sol”, indica a dermatologista.

Os primeiros sinais de que a pele das mãos envelheceu são o enrugamento, manchas e irregularidades. Além dos fatores externos, essa parte do corpo sofre mais a ação do tempo por outro motivo: tem a tendência natural de perder gordura e elasticidade com o avanço da idade. A pele da mão tem pouca sustentação por ter pouca quantidade de fibroblastos (células jovens que possuem elastina e que garantem a sustentação e resistência da pele).

Tratamentos
Os tratamentos para as mãos são os mesmos que para outras regiões envelhecidas da pele. “Existem peelings e laser para as manchas e ruguinhas das mãos. Ainda pode-se hidratar com procedimentos injetáveis”, explica a dermatologista. “Essa hidratação injetável é feita com ácido hialurônico que é bem fluido e que tem a capacidade de ‘puxar’ a água”, esclarece. É possível ainda fazer preenchimento nas mãos que consiste em injetar um produto, que, depois de injetado, é moldado como se fosse uma massinha de modelar, devolvendo o volume perdido às mãos.

O laser e a luz pulsada são multifuncionais e combatem linhas finas e também são usadas no tratamento de manchas de sol. A aplicação é rápida e não deixa marcas nem feridas. “A luz pulsada tem como alvo a melanina das manchinhas das mãos e o laser fracionado melhora o aspecto das manchas e diminui as ruguinhas”, afirma a dermatologista.

Os peelings são bons aliados no rejuvenescimento porque descascam a camada mais prejudicada, forçando o surgimento de uma nova. Eles amenizam danos mais superficiais. “Para otimizar os resultados, os peelings devem ser feitos mais de uma vez”, ressalta.