Atlas digital é lançado com informações sobre o Rio Grande do Sul; saiba como acessar

0
113

Um atlas escolar digital do Rio Grande do Sul foi lançado nesta terça-feira (6) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Ele reúne os principais indicadores utilizados nas pesquisas da entidade, como características da população, do clima, da hidrografia, da economia, entre itens relacionados ao estado.

Para acessar o conteúdo do projeto, basta acessar o site atlas.fee.tche.br, onde é possível visualizar alguns dados específicos ou baixar o documento completo.

O objetivo do atlas, segundo a geógrafa e coordenadora do projeto, Mariana Pessoa, é difundir entre alunos e professores um maior conhecimento sobre o estado nos seus mais diversos aspectos, com informações atualizadas.

“Tem a caracterização climática do Rio Grande do Sul, os eventos extremos de estiagem, que foi uma pesquisa que a gente fez aqui. Uma série de variáveis que ajudam a caracterizar economicamente, socialmente, politicamente, ambientalmente e que ajuda o pessoal também com esses textos analíticos”, explica.

Outros diferenciais do projeto são a presença de forma gratuita na internet e a maneira como foi escrito, buscando uma fácil compreensão. Além dos mapas, gráficos, fotografias e informações que montam um retrato bem atual do estado estão no site.

A coordenadora do trabalho até comparou as questões do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dos dois últimos anos e achou várias perguntas cujas respostas estão no atlas.

Um dos primeiros a usar o projeto para dar uma aula foi o professor de Geografia Vagner Garcez Soares. Segundo ele, o atlas é bastante eficiente para os alunos que estão prestes a prestar vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“São dados muito atualizados e servem muito, porque a abordagem do vestibular é essa abordagem científica da análise territorial. O atlas leva isso para os alunos de uma maneira bem didática, bem clara, bem simples de se entender”, diz.