Audiência pública na Câmara de Vereadores de Aratiba apresenta metas fiscais do...

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Aratiba apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017

1084

Obedecendo à legislação vigente e ao dever do Município de prestar contas aos cidadãos, foi realizada, na manhã de segunda-feira (29), na Câmara de Vereadores de Aratiba, a audiência pública de apresentação dos demonstrativos fiscais referentes ao 1º quadrimestre do exercício de 2017 dos poderes executivo e legislativo.

A audiência foi coordenada pelo presidente do legislativo, vereador Jandir Tamanho, e o relatório apresentado pelo contador do Município, Luciano Nazzari, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estrategicamente estabelece maior transparência à gestão do dinheiro público.

Os dados apresentados fazem referência às receitas, despesas, fontes de arrecadação e áreas de destinação dos recursos, assim como as relações entre o orçamento e o volume de despesas já realizadas pelo Município, para o cumprimento das metas fiscais dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano.

Na análise do confronto das receitas arrecadadas com as despesas liquidadas, apuraram-se valores positivos, proporcionando um superávit de R$ 3.885.671,20.

Entre as principais despesas estão àquelas destinadas para as áreas de saúde e educação. Dos índices de saúde ficou demonstrado que a aplicação foi de 20,66%. Com educação foi liquidado o equivalente a 26,14%. Com estes resultados, o Município cumpre com o estabelecido na Constituição Federal. Também foi demonstrado a situação com relação aos gastos de pessoal. O poder executivo apresentou um dispêndio de 36,94% da receita corrente líquida.

As metas fiscais do primeiro quadrimestre deste ano mostram que o orçamento de Aratiba encontra-se numa situação estável.