Aurora Alimentos: 48 anos em favor do cooperativismo

0
212
????????????????????????????????????

A Cooperativa Central Aurora Alimentos – o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil – chega aos 48 anos de fundação neste dia 15 de abril com uma marca formidável: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de 100 mil famílias espalhadas por 500 municípios brasileiros.

Nesse cálculo estão os 26.649 colaboradores diretos da Aurora, as 72.203 famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo e os 9.580 colaboradores das 13 cooperativas agropecuárias que a constituem. Tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dias e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia.

A fundação da Coopercentral Aurora foi protagonizada pela Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó, Cooperativa de Laticínios Chapecó, Cooperativa Mista Xaxiense, Cooperativa Mista Lajeado Grande, Cooperativa Agrícola Mista Regional Xanxerê, Cooperativa Mista de Palmitos, Cooperativa Agropecuária de São Carlos e Cooperativa Mista Modelense, que teve como pioneiro o dirigente cooperativista Aury Luiz Bodanese.

Presidida por Mário Laznaster, Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antonio Zordan (diretor de agropecuária) e Leomar Somensi (diretor-comercial) a cooperativa atingiu em 2016 a receita operacional bruta de 8 bilhões 560 milhões de reais – um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Em 2017 a Aurora adquiriu as duas plantas da Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel) – um frigorífico de aves e um de suínos – objeto de parcerias desde 2005 e, juntas, somam 2.496 empregos diretos. As unidades de Erechim respondem por 7,8% da receita operacional bruta do conglomerado Aurora e tem uma geração de ICMS – nas duas unidades – de R$ 41,6 milhões ao ano.A privilegiada posição de terceiro maior conglomerado agroindustrial de carnes do País foi realçada, em 2016, por prestigiadas premiações e reconhecimentos nacionais. A Aurora foi eleita novamente a melhor empresa do setor de aves e suínos pelo Anuário Melhores & Maiores da revista Exame.

É a segunda empresa mais amada do Brasil de acordo com o site de carreira Love Mondays. Recebeu o troféu Onda Verde na categoria Gestão Ambiental no 24º Prêmio Expressão de Ecologia. Recebeu novamente o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de SC e o prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC. Outras distinções: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras (AveSui 2016), Líder em Agronegócio (Lide SC, Grupo de Líderes Empresariais) e Prêmio SomosCoop em comunicação e difusão do cooperativismo (OCB).