Banco de Sangue começa a realizar Sangrias Terapêuticas

0
360

O Banco de Sangue de Erechim vai recomeçar, nesta quinta-feira (3), a realizar, em ambiente laboratorial, o procedimento de *Sangria Terapêutica, devidamente solicitada pelo médico responsável do paciente e após avaliação do médico responsável pelo serviço, conforme orientações técnicas. O Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho atende em caráter complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde), com a responsabilidade, apenas, de coletar, processar, armazenar e abastecer os hospitais com sangue e hemocomponentes.

O procedimento de Sangria Terapêutica não é de responsabilidade da unidade hemoterápica, fato que também acontece com outros serviços hemoterápicas integrantes da Hemorrede Estadual de Sangue, como por exemplo, o Hemopasso, que também não realiza tal procedimento.

Visando não deixar a população da região desassistida, o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho vai realizar o procedimento ambulatorial, em dia específico, com hora agendada, de forma privada, ao custo de R$ 140,00.

Ressaltamos, para compreensão da comunidade, que não é uma competência da entidade via SUS, por esta razão e para manter os serviços em pleno e regular funcionamento há a necessidade de cobranças, tendo em vista os custos operacionais (bolsa de sangue, luvas descartáveis, funcionários, equipamentos, hidratação, materiais descartáveis, descarte dos resíduos sólidos de saúde, luz elétrica, encargos sociais, entre outros).

Salientamos que o procedimento não foi realizado no primeiro momento porque as instruções dos órgãos fiscalizadores era priorizar a reposição do estoque de sangue para abastecer os hospitais, em especial, Concentrado de Hemácias. Com o estoque regularizado, a entidade entendeu, devido ao quantitativo de solicitações, realizar também esse procedimento. Qualquer informação, entrar em contato pelo telefone (54) 3522 5366.

Para os municípios da área de abrangência que contribuem com repassem mensais para manutenção do serviço haverá um desconto de 50%, quando encaminhado pela respectiva secretaria municipal de Saúde.

* O que é a Sangria Terapêutica?
A Sangria ou Flebotomia Terapêutica é um método paliativo simples, que consiste na retirada de uma quantidade de sangue, com a finalidade de aliviar ou evitar alguns sinais e sintomas.