Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realiza programação especial

0
299

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

Em Erechim, o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realiza nesta sexta-feira(25) um dia especial para reconhecer e agradecer o papel voluntário dos doadores.

A unidade hemoterápica foi decorada com balões vermelhos em forma de coração, num singelo significado de gratidão pelo ato generoso da doação, bem como, serão servidos aos doadores um lanche especial, com torta e refrigerante.

Igualmente os doadores receberão um cartão como forma de agradecimento. Todos os doadores, durante a coleta, serão convidados a fazerem uma fotografia com um integrante da equipe do Banco de Sangue, como forma de registrar o ato altruísta, solidário e generoso.

Os refrigerantes foram doados pela empresa Bebidas Aratiba, parceira de longa data do Banco de Sangue, e as tortas, pela Família Andreolla, que atua junto à Feira do Produtor, também uma grande aliada da unidade hemoterápica.

Também durante o Dia Nacional do Doador o horário de coletas será estendido até o turno da tarde e a unidade já conta com 30 agendamentos prévios para o dia de amanha.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido, através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

O administrador judicial, cirurgião dentista Jackson Arpini, enaltece que o dia 25 de novembro, é um dia especial de reconhecimento e agradecimento as pessoas que, voluntariamente e generosamente, dedicam um pouco do seu tempo para ajudar a salvar vidas. “Cabe a nós, neste dia, reconhecer e parabenizar essa legião de voluntários que diariamente abastecem a unidade hemoterápica com um pouco de si e que se transforma, através do gesto, em novas vidas”, pontua o administrador.