Barra do Rio Azul sedia abertura da Colheita Regional da Laranja Valência

0
3146

O município de Barra do Rio Azul sediou a 3ª edição da Abertura da Colheita Regional da Laranja Valência, na quarta-feira, 31. O evento foi realizado na propriedade do produtor Francisco Polloni, localizada na Linha Remanso do Tigre. Participaram da programação produtores ligados à atividade da citricultura dos municípios de Barra do Rio Azul, Três Arroios, Aratiba, Itatiba do Sul, São Valentim e Erval Grande, juntamente com técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar.

O município de Barra do Rio Azul tem 69 produtores envolvidos com a produção de citros, numa área de 144 hectares, sendo 132 hectares destinados à produção de variedade Valência. Na região do Alto Uruguai, a Valência também é a variedade mais produzida.

Na propriedade da família, dos 20,5 hectares de área, 6,5 são destinados à produção de citros, cujo primeiro pomar foi implantado em 1992 e, o outro, há dez anos. No local, foram realizadas estações com orientações técnicas sobre manejo, produção e colheita. Técnicos e produtores colheram dois pés da fruta, que foram pesadas para estimar a produção média da região do Alto Uruguai, bem como averiguar o grau brix da fruta. Nesta amostra, o resultado ficou em 95 toneladas por hectare. “Assim temos o indicativo para média da produção da região do Alto Uruguai para a safra 2016”, observou Nilton Cipriano Dutra de Souza. Cipriano também destacou a importância da colheita no período certo para manter “o grau brix da fruta”. Em outra estação, os técnicos Jair Griebler e Ivonir Biesek repassaram orientações sobre a colheita e manejo do pomar.

Abertura – O evento reuniu lideranças locais e regionais, entre elas o vice-prefeito de Barra do Rio Azul, Carlos Zamadei, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, o representante do Núcleo de Citricultura, Kelvio Stadlober, o secretário municipal da Agricultura, Leocir Feranti, o supervisor da microrregional Cilon Fialho da Silva, representantes do Sicredi, da Cresol, Cotrel e da Escola Jubaré, entre outros. Cipriano e o técnico do Escritório Municipal de Barra do Rio Azul, Jair Zorzanello, agradeceram as parcerias, os produtores e a família Polloni, que abriu a sua propriedade para o evento. Os produtores Diva e Fabiano agradeceram em nome da família à Emater/RS-Ascar, à Prefeitura, aos produtores e a todos que se envolveram no evento.

Coquetel
O evento encerrou com um coquetel com diversas receitas preparadas à base de citros pelas extensionistas Sandra Leitchweis, Cleonice Dobrovolski, Marilei Battisti, Fernanda Tacca Angonese, juntamente com a produtora Diva Polloni, com apoio de merendeiras da Escola Jubaré.
A 3ª edição da abertura da Colheita Regional da Laranja Valência foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Comitê Regional da Citricultura e Prefeitura.