Batom certo pode clarear os dentes, ressaltar o bronzeado e até aumentar os lábios

0
1877

A escolha da cor do batom vai muito além da moda e do gosto pessoal, ela também interfere diretamente em como as pessoas percebem o seu sorriso. O produto certo pode te ajudar a clarear os dentes, aumentar ou diminuir os lábios e até ressaltar o bronzeado.

Clarear os dentes
Tem a impressão de que algumas cores deixam os seus dentes mais amarelos? Não é apenas você que percebe, é algo real. “Os batons mais escuros, como o vermelho e o vinho, constumam mostrar os dentes mais amarelos. Já os tons de nude puxados para o rosa, rosas claros e o gloss acabam desfocando a atenção e dão aparência de mais claro. Use marrons, incluindo o nude mais amarronzado, com cautela”, revela a maquiadora Ana Paula Basílio.

Ressaltar o bronzeado
Se você gosta de exibir aquele bronzeado impecável, o batom também pode ser um grande aliado: “Os corais e os laranjas, até os dourados, ressaltam bastante o bronzeado no verão e estão em alta. Mas se você usa um batom sem brilho, bem matte, da cor dos seus lábios ou mais claro, quase da cor da pele, você vai ter o efeito contrário e empalidecer”.

Aumentar ou diminuir os lábios
“Aumentar ou diminuir os lábios vai variar muito de acordo com a sua pele. Quanto mais próxima for a cor do batom da cor da sua pele, menos os lábios vão aumentar visualmente. Quanto mais distantes da cor da pele, mais destacados”, conta.

Quer aumentar ainda mais? A especialista aconselha os lip pumplings, que dão um formigamento e aumentam um pouco a boca, aplicados antes de começar a maquiagem, ou o truque do lápis. “Use o lápis de contorno de forma sutil e espalhe no centro da boca”, completa.

Para quem deseja realmente diminuir, a dica são os batons de acabamento matte: “Eles não aumentam visualmente como os brilhantes. Você pode aplicar um pouco da base para uniformizar o tom da boca com o da pele e aí aplicar o batom no centro do lábio”.