Bispo Diocesano de Erexim constitui duas comissões para a reforma do Santuário de Fátima

0
382

Dom José constituiu uma comissão técnica e outra econômica para a reforma do Santuário de Fátima e revitalização de sua esplanada, realizando a primeira reunião dos seus integrantes na noite desta terça-feira, 17/5, no Seminário de Fátima.

No início da reunião, Pe. José Carlos Sala cantou com os participantes o hino do centenário, de sua autoria. Dom José encaminhou os trabalhos ressaltando que o Santuário se encontra no centro da cidade, com fácil acesso. Observou que é da natureza de um Santuário estar aberto todo dia, com padre para atendimento. Deve ser espaço aberto e de acolhida ao povo de Deus. Neste sentido, o Santuário ainda não foi oficializado como tal. Em vista do centenário das aparições de N. Sra. em Fátima, se quer realizar este projeto, para que o Santuário seja sempre mais o coração espiritual da Diocese.

Em seguida, os arquitetos urbanistas Rosely Hachmann e Cássio Curzel apresentaram o projeto que prevê a troca da cobertura, um novo altar, uma capelinha de N. Sra e a do Santíssimo Sacramento. A remodelação inclui os painéis da via-sacra e a construção de um espaço exclusivo para confessionários. Na parte externa, as melhorias incluem: rebaixamento do monumento, com ampliação do velário e do lugar de oração dos fiéis; calçada exclusiva para pedestres desde o pórtico até o Santuário; local de estacionamento, com o plantio de árvores de sombra e de flores.

A próxima reunião será no dia 30 deste mês, às 18h30, no Seminário de Fátima.

A comissão econômica tem os seguintes membros: Ildo Benincá, José Carlos Weschenfelder e esposa, Mário e Roselaine Cavaletti, João Cláudio Fachini, Ângelo Gentil Balvedi e Clédio Vogel. Seu coordenador será o Sr. Ildo Benincá. A comissão técnica é integrada por: Rosely Hachmann, Cássio Curzel, Juarez Cercena, Lasie Antônio Biolo, Ivan Santin, Paulo Roberto Xavier, João Jaime Detoni e Juliano Petzhold. Seu coordenador será Ivan Santin.