Brigada Militar realiza treinamento de controle de tumultos em Aratiba

0
133

Na manhã desta segunda-feira (10), a Brigada Militar realizou mais uma etapa do treinamento do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Erechim. A atividade, realizada em Aratiba, junto à área da Usina Hidrelétrica Itá, contou com 30 homens e foi específica para atuação em controle de distúrbios civis e controle de tumultos. O treinamento teve como instrutor o major Navarro, do CRPO/Planalto de Passo Fundo. Assim, os soldados se tornam aptos para atuar em controle de tumultos e ações para restabelecimento da ordem pública de maior magnitude, tais como manifestações públicas, interdições de vias, rebeliões em estabelecimentos prisionais e outras situações de quebra da ordem.

O tenente-coronel Eliel de Souza Roque, comandante do 13 BPM, julga de extrema importância este treinamento em face do atual contexto sócio econômico e político que atravessa o país. Os policiais realizaram treinamento com o uso de munições químicas e de borracha, com o objetivo de atuar de forma precisa em situações reais, a fim de cumprir suas missões com o mínimo de risco ao efetivo policial e o máximo de eficácia e eficiência em sua atuação para a sociedade. A partir de agora, Erechim e região poderão contar com uma tropa especializada capaz de fazer frente aos movimentos que venham interferir na ordem pública e se faça necessária a intervenções desta natureza.

As ações de controle de distúrbios civis demandam a especialização do efetivo que atua nesta função, aprimorando as técnicas através de constantes treinamentos, que consistem, além de treinamento prático específico para ações anti-tumulto, o condicionamento físico e instruções teóricas, como por exemplo, material bélico, efeitos dos agentes químicos, forma de expressão do coletivo social, causas de distúrbios civis e fatores psicológicos que influenciam o comportamento dos indivíduos.