Centro de Operações da RGE está alerta por causa de novo temporal no Estado

0
529

O Centro de Operações da Rio Grande Energia (RGE) faz o acompanhamento, desde a quinta-feira, do deslocamento de uma massa de ar que provoca temporais nas Regiões Norte e Nordeste do Estado nesta sexta-feira. Áreas de instabilidade atingiram com mais força o Planalto Central e a Serra no começo da manhã hoje.

Foram registrados rajadas de ventos com mais de 100 Km/h na região de Cruz Alta e cerca de 3,5 mil descargas atmosféricas (raios) em um intervalo de apenas últimas duas horas. Não está afastada a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados da área de concessão da RGE. Até o meio da manhã, 3,9% dos clientes atendidos pela companhia em 264 municípios do Estado estavam sem luz.

Com essas condições climáticas adversas, existe a possiblidade de fatores externos à nossa rede elétrica, como raios, galhos, objetos e árvores, serem lançados pela força das rajadas de vento sobre a rede e interromperem o fornecimento de energia elétrica.
Com objetivo de minimizar o impacto desses fatores e manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE está em alerta e suas equipes mobilizadas para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível.

O que fazer em caso de falta de energia

Em caso de eventual falta de energia, a RGE recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS) e aplicativos para smartphone.

Vale ressaltar que a RGE possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Canais de comunicação com a RGE

Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo telefone: 0800 970 0900
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPLF e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.