Cinco dicas para ter um sono saudável

0
29

1. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas (como caminhada, corrida, natação, pular corda, entre outras) todos os dias.

2. No período da noite, dê preferência para uma alimentação com menos proteínas e carboidratos. A ideia é fazer o aparelho digestivo trabalhar menos.

3. Evite substâncias estimulantes, como o café, o chocolate e os refrigerantes à base de cola, além das bebidas alcoólicas. Se consumidas menos de duas horas antes da hora de dormir, elas podem atrapalhar o sono reparador. O ideal é deixar de consumir cafeína no final da tarde, a partir das 17 horas.

4. Reduza a atividade mental no final do dia. Você pode fazer isso desligando a televisão ou o computador pelo menos uma hora antes de deitar-se.

5. Não troque a noite pelo dia. Diferentes hormônios são liberados em um período de 24 horas. Um deles é a melatonina, que é produzida pela glândula pineal durante a noite, na ausência da luz solar. Graças a ela, o sono durante o período da noite é o mais fisiológico e reparador.