Como a tecnologia pode afetar a criação dos filhos?

0
263

O avanço da tecnologia mudou diversas coisas na sociedade atual, entre elas a educação dos filhos. As crianças deixaram de brincar nas ruas para passar o dia dentro de casa, em um computador ou no celular, porém, alguns especialistas acreditam que é preciso reavaliar essa criação existente hoje.

Alguns psicólogos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estão estudando formas de educar a criança de maneira correta nestes tempos de mudanças. Entre as pesquisas foram exibidos algumas dicas essenciais:

1 – Passar mais tempo com os filhos
Dar atenção para as crianças é fundamental. Passear com os filhos, brincar juntos e realizar outras atividades é importante para que ocorra uma conexão entre ambos. Os filhos costumam guardar na memória esses momentos em família, mesmo passado muito tempo depois.

2 – Falar com as crianças é importante
Os pesquisadores acreditam que é importante que os filhos estejam ouvindo a mensagem que você quer passar. As crianças necessitam ouvir sua opinião, seus pensamentos e história. Conversar com elas sobre o cotidiano é essencial.

3 – Mostrar à criança que é possível resolver um problema sem se estressar
Ensinar aos filhos como resolver problemas e tomar uma decisão é importante. Alguns pais tem a mania de fazer tudo pelos filhos, porém, chegará um momento onde ele terá que viver a própria vida e experimentar coisas diferentes. Criar uma criança pensando no que ela irá se tornar no futuro é o que faz termos pessoas melhores na sociedade. É essencial que as crianças aprendam que nem sempre os resultados serão positivos e saibam lidar com isso.

4 – Agradecer ao filho pela existência dele
Os psicólogos dizem que as pessoas que mostram gratidão são mais propensas a serem úteis, generosas, compassivas, felizes, saudáveis e a perdoarem com mais facilidade. É importante que os pais elogiem os filhos quando eles realizam uma tarefa de forma correta, fazendo com que eles notem que aquilo é algo bom.

5 – Ensinar os filhos a ampliarem a visão
Todas essas ações estão interligadas. O indispensável é mostrar ao filho como ser um bom ouvinte, a interagir com as pessoas sem usar somente a tecnologia, ser compreensivo com os outros e não ter preconceito com aqueles que são diferentes de alguma forma. Os pais são os responsáveis pela criação futuras pessoas boas no mundo.