Como manter a cor do cabelo durante o verão

Como manter a cor do cabelo durante o verão

106

O verão é assim: piscina, praia, exposição ao sol.. Essas situações típicas da temporada são deliciosas, mas podem danificar (e muito!) os nossos fios.

Por isso, fazer hidratação com frequência, apostar nos produtos certos e colocar em prática alguns hábitos é fundamental para manter a saúde do cabelo. “O excesso de sol, o cloro e a água salgada acabam causando desbotamento e ressecamento dos fios, o que também causa o frizz”, diz o hair stylist Levy Soares, do La Peluqueria – Salão Boutique, em São Paulo.

Para nossa sorte, existem estratégias infalíveis para manter a cor e o brilho sempre impecáveis. Recadinho para loiras, morenas, ruivas: sigam nossos mandamentos S.O.S. de verão.

1. Cuidado com os produtos que prometem “desamarelar”…
Fato: no verão, os fios loiros tendem ganhar uma tonalidade amarelada com facilidade. Mas, muito cuidado com os produtos que prometem corrigir a mudança de cor. “Muitas vezes eles ressecam ainda mais e apagam o brilho natural dos cabelos”, revela.

2. Aposte no produto certo
A questão, segundo Levy, não é nem o valor da mercadoria (cara ou barata). A chave é encontrar o que combina com o seu tipo de cabelo. “Se você tem fios coloridos, precisa de em um xampu que preserve essa característica. No caso das mulheres com madeixas finas, o cuidado deve ser redobrado: os produtos usados precisam ter fator UV para blindar os raios solares e evitar o ressecamento”, explica.

3. Não abra mão da proteção UV e FPF
Não é só a nossa pele que precisa de proteção contra os raios solares. O cabelo também! Por isso, Levy sugere que você dê preferência aos produtos com proteção UV (ultravioleta) e FPF (anti-frizz). Isso diminuiu o ressecamento dos fios e controla o arrepiado (oba!).

4. Abuse do leave-in
Use o produto antes de se expor ao sol, após o banho ou até quando for secar o cabelo. Se você faz parte da turma da coloração, não pode se esquecer de usar um leave-in com proteção UV. “Ele protege, reconstrói e sela o fio do cabelo, evitando o desbotamento”, conta.

5. Na dúvida, hidrate!
A química utilizada para colorir o cabelo acaba danificando muito os fios. Para manter a cor sempre bonita é preciso investir na hidratação ou na reconstrução (feita no salão ou em casa) – tudo manter os fios saudáveis. “O ideal é fazer logo após a coloração, mas para manter o cabelo sempre macio no verão, indico entre um procedimento e outro”, fala Levy. Antes de ir à praia ou piscina, o ideal é apostar também no creme de pentear, assim você protege os fios do sal do mar e do cloro.

Notícias semelhantes