Comportas abertas nas Usinas de Itá e Machadinho devido a grande quantidade de chuvas

0
1310

A Usina Hidrelétrica Itá registrou às 11h desta sexta-feira (09) 9.902 m³/s de água por meio das seis comportas do vertedouro principal. A usina gera sua plena capacidade. O vertedouro foi aberto no dia 26 de setembro de modo preventivo.

Já na Usina Hidrelétrica Machadinho, as comportas do vertedouro foram abertas no dia 27 de setembro, e nesta sexta-feira, às 11h, estava vertendo 7.441 m³/s.

Nas últimas 24 horas foi registrado 54 mm de chuva na UHIT e em UHMA 70 mm. A Tractebel Energia segue monitorando, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema) e demais usinas (UHE Foz do Chapecó/Campos Novos/Barra Grande), as condições hidrometereológicas da bacia do Rio Uruguai.

As Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho estão operando dentro da normalidade e de forma a auxiliar, dentro dos seus limites, a minimizar os impactos da cheia sobre os municípios lindeiros. Ressaltamos que os reservatórios são de pequena capacidade de acumulação, atenuando, em parte, o pico da cheia. Devido à quantidade de chuva ocorrida, as comportas dos vertedouros de UHMA e UHIT foram abertas para liberar o excesso de água, que passaria de qualquer forma, caso não existissem as Usinas.