Comportas abertas nas Usinas de Itá e Machadinho devido ao grande volume de chuvas

0
1010

Devido ao grande volume de chuvas na região, a Usina Hidrelétrica Itá registrou no dia 31 de maio, às 15h, a chegada de 15.869m³/s de água e, passando pelas comportas dos vertedouros, na mesma hora, 13.171m³/s. As comportas do vertedouro foram abertas no dia 26 de maio de modo preventivo.

Já na Usina Hidrelétrica Machadinho, as comportas do vertedouro foram abertas no dia 27 de setembro e, nesta quarta-feira (31), às 15h, estava chegando no reservatório 6.096m³/s e passava pelas comportas do vertedouro 5.652m³/s.

As usinas neste momento estão gerando na máxima capacidade possível.

Nas últimas 24 horas foi registrado 91mm de chuva na UHIT e, na UHMA, 108mm. A Engie segue operando os dois reservatórios, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema), bem como monitora as condições hidrometereológicas da bacia do Rio Uruguai.

As Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho estão operando dentro da normalidade e de forma a auxiliar, dentro dos seus limites, e minimizar os efeitos da cheia sobre os municípios lindeiros. Ressaltamos que os reservatórios são de pequena capacidade de acumulação, atenuando, em parte, o pico da cheia. Devido à quantidade de chuva ocorrida, as comportas dos vertedouros de UHMA e UHIT foram abertas para liberar o excesso de água, que passaria de qualquer forma, caso não existissem as Usinas.