Concursos públicos do INSS e do IBGE abrem hoje inscrições e, juntos, somam mais de 1,5 mil vagas

0
489

Candidatos que estudam para conquistar uma vaga em concurso público em 2016 terão pela frente um ano de possibilidades — mesmo com a expectativa de cortes em seleções federais pelo governo.

Uma prova disso são os certames que abrem inscrições nesta segunda-feira, 4 de janeiro. Juntos, os concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferecem 1.550 vagas em todo o país. No Rio Grande do Sul, são 31 oportunidades para o IBGE e outras 61 para o INSS.

O número de vagas previstas em concursos públicos nas esferas estaduais e federal para 2016 está em torno de 95 mil, de acordo com levantamento feito pelo site G1.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.

No âmbito federal, estão previstas as seleções da Eletrobras Eletronuclear e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, o IBGE recebeu autorização para a seleção de 82 mil trabalhadores temporários para a realização do Censo Agropecuário 2016 do IBGE.

Como 2016 é um ano eleitoral, será aplicada a Lei 9.504/97, que restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se referirá somente à esfera em que ocorre a eleição — no caso deste ano, municipal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano.