Conheça as propriedades das hortaliças típicas do Sul repolho e beterraba

0
1952

O repolho e a beterraba são duas hortaliças típicas da Região Sul do país que constam no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado este ano pelo Ministério da Saúde. O objetivo é incentivar o uso dessas hortaliças nas refeições diárias dos brasileiros; isso porque elas são alimentos naturais e contribuem para a saúde do organismo, conforme explica a nutricionista da Coordenação Geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini. “A beterraba tem diversos micronutrientes, ela é uma importante fonte de fibra também, a fibra é um importante nutriente que favorece a saúde do nosso intestino, seja pra constipação, seja pra manter o intestino mais saudável. O repolho é rico em sais minerais, também é rico em fibras que favorece o trânsito intestinal e vitaminas do Complexo B, E e K.”

A nutricionista, Gisele Bortolini, alerta para o baixo consumo de alimentos naturais pela população brasileira. “Apenas 24% da população brasileira consome a quantidade de hortaliças recomendadas. O excesso de peso e a obesidade são problemas importantes da população brasileira. A cada dois adultos, um tem excesso de peso. O excesso de peso está associado ao consumo alimentar inadequado que hoje se reflete por uma diminuição na participação de alimentos in natura, minimamente processados e o aumento do consumo dos alimentos prontos pro consumo que são desbalanceados em termo nutricionais.”

Para saber mais sobre as propriedades do repolho e da beterraba e de outros alimentos saudáveis e como prepará-los, acesse o livro Alimentos Regionais Brasileiros na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br