Cuidados com as lentes de contato

0
623

Algumas pessoas não abrem mão das lentes de contato, seja por uma questão estética ou porque encontram mais conforto dessa forma. Porém, esse acessório necessita de cuidados especiais, principalmente para quem não perde a oportunidade de entrar em piscinas, mar ou cachoeiras.

Segundo o oftalmologista Alexandre K. Misawa, entrar na água com a lente de contato pode provocar, além da perda do objeto, uma contaminação. “Essa prática pode causar a colonização do estojo da lente e uma infecção do olho quando as lentes entrarem em contato com a superfície ocular novamente.”

Além das bactérias, o especialista faz um alerta para a ameba, que é um protozoário capaz de provocar uma úlcera de córnea grave com o risco de perda de visão. “Para evitar esse risco, é aconselhável a utilização de óculos de natação com as lentes ou dar preferência às descartáveis, que são utilizadas somente por um dia”, declara.

Porém, Misawa ressalta que, em qualquer ocasião, a cautela deve ser mantida. “O importante é trocar as lentes seguindo os prazos específicos para cada tipo e usá-las por algumas horas no dia, de acordo com as recomendações. Algumas pessoas utilizam o acessório sem orientação médica e trocam somente se sentirem alguma irritação no olho”, alerta.