Cultura italiana é reverenciada em Severiano de Almeida

0
316

Nova Itália do Alto Uruguai recebeu mais de 800 pessoas em tradicional jantar.

A história da colonização de Severiano de Almeida se dá justamente a partir da chegada dos imigrantes italianos à região, localizada as margens do Rio Uruguai, norte do Rio Grande do Sul, no início do século XX.

A cultura italiana no município é tão expressiva, que Severiano de Almeida também reconhecido como a “Nova Itália do Alto Uruguai”. E para reverenciar esta cultura, no último sábado, dia 3 de, aconteceu no Salão Paroquial, a 19ª edição do Jantar Italiano.

Mais de 800 pessoas da cidade e região estiveram presentes. O jantar também é uma maneira de o Grupo de Danças Nova Itália arrecadar fundos para sua manutenção. Este ano, o evento contou com o apoio da prefeitura de Severiano de Almeida, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, com patrocínio da Benoit, do Sicredi, da Gráfica JB, do Banrisul e Foto Harmonia.

O Grupo Nova Itália também recebeu durante o jantar, verba repassada pelo Sicredi do município, que servirá para aquisição de equipamentos. Este foi recebido pelo prefeito Milto Vendruscolo, representando o Grupo de Danças Nova Itália.

O grupo de Dança Nova Itália tem 50 integrantes, que fazem ensaios semanais e apresentações em datas diversas, na cidade e também pela região. O Jantar, realizado há 19 anos, é feito pelos pais destes integrantes. Os pratos típicos são compostos de sabores gastronômicos ligados aos italianos que colonizaram a região.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo também fez um agradecimento a todos os patrocinadores e também à comunidade que se fez presente no Jantar, além da colaboração de todos que trabalharam para a realização do mesmo.