Cultura Italiana será preservada pelos vizinhos do Parque Teixeira Soares

0
328

A Associação de Vizinhos Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares (AVPM) de Marcelino Ramos/RS buscando preservar a cultura italiana reconstruirá uma casa italiana no Parque.

A associação, formada por moradores do entorno do parque, quase em sua maioria de descendência italiana, está pleiteando esta casa que é um grande sonho de todos.

A casa em sua originalidade é tipicamente italiana e foi indenizada para a construção do parque. “Nosso objetivo é resgatar a casa, conforme ela era em sua origem, já que cerca de 95% dos vizinhos aqui do parque são de origem italiana, existe uma identidade dessa cultura nos moradores, e este local também servirá de sede para a AVPM”, saliente o presidente da associação, Genírio Zago.

Também como forma de preservar a cultura, a associação está promovendo pelo segundo ano a “Seconda notte della cuccagna”, uma noite regada a muita música, festa e comida italiana. Esta noite, conhecida pelos italianos como a noite do “filó”, acontecerá na Capela São Caetano, de Marcelino Ramos, no dia 20 de maio, e contará com missa, muita música italiana, brincadeiras e claro, muita comida típica italiana, como brodo, carne lessa, polenta brustolada, carne de porco frita, queijo e radiche.

Além da caneca para tomar o brodo, os participantes poderão se vestir à caráter com os trajes típicos da cultura italiana. Os ingressos para a “Seconda notte della cuccagna” já estão à venda, os interessados podem fazer sua reserva através dos telefones (54) 3372-1306 ou (54) 99129-3259.