Data para reverenciar Nossa Senhora Aparecida

0
48

Há 300 anos, uma pescaria se transformou num dos fatos mais importantes do catolicismo brasileiro. Atentos à ordem da Câmara de Guaratinguetá de obter o máximo possível de peixes para recepção do novo governador, três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, jogaram as redes no Rio Paraíba. Passaram horas sem nada conseguir até que, no Porto Itaguaçu, pescaram uma imagem de barro decapitada. Em seguida, encontraram a cabeça de Nossa Senhora da Conceição. Minutos depois, já havia tanto peixe que mal conseguiam carregar. Décadas depois, a escultura negra de 37 centímetros se tornaria um dos símbolos do País e, já como Nossa Senhora Aparecida, ganharia do papa Pio XI em 1930 o título de Padroeira do Brasil.

Ela é representada uma imagem da Virgem Maria, que atualmente fica alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é atualmente comemorado em 12 de outubro, e esta data é um feriado em todo o Brasil. Neste dia, a Basílica costuma receber visitantes de diferentes estados. O local já recebeu até mesmo a visita do Papa João Paulo II, que a consagrou como sendo o quarto santuário mariano mais visitado em todo o mundo.

Padre César Menegatti fala sobre a devoção de proteção que os fiéis encontram em Nossa Senhora, quanto mãe protetora dos filhos. “Percebo a devoção principalmente da comunidade em relação a Aparecida enquanto proteção, amparo em todos os momentos. Mãe negra que traz a unidade e o viver como irmãos a tona”, pontua.

Neste dia especial acontecerão celebrações em homenagem a Nossa Senhora aparecida em diversas comunidades da região. Na matriz São Tiago de Aratiba, a celebração será 19h.