Delegação da Amau segue cumprindo agenda no Chile

Delegação da Amau segue cumprindo agenda no Chile

237

A comitiva da região da AMAU se deslocou para cumprir agenda junto INIA – Instituto Nacional de Investigação Agropecuária órgão ligado ao Ministério da Agricultura do Governo do Chile.

aa

Na oportunidade o sub-Diretor Fabricio Hinrichsen recepcionou a comitiva e explanou, em áudio visual, a estrutura do órgão governamental. Apresentou os projetos de melhoria genética, produtos destinados a exportação, patentes, entre outras informações.

aa2

Na sequência a Diretora do Laboratório de Entomologia do INIA abordou as áreas de pesquisa, em especial, sobre a importância da polinização das abelhas e a utilização de outros insetos locais para ampliar este processo. Detalhou uma pesquisa realizada com abelhas e entregou ao Presidente Poletto de três livros, fruto de estudos concluídos, para consulta.

aa1

Posteriormente o grupo se dirigiu para conhecer in loco as áreas de melhoramento genético dos parreirais de uvas de mesa, um dos produtos mais exportados para vários países. Engenheiros agrônomos do INTA responderam aos questionamentos dos membros da comitiva e relataram pesquisas de cruzamento de varietais, irrigação por gotejamento, tendo em vista a carência hídrica, um dos principais problemas do Chile, associado a plantação de frutíferas.

Por fim foi apresentado as melhorias genéticas que permitem aumentar a durabilidade e qualidade das frutas para exportação. Como o mercado comprador é o norte americano, europeu e asiático os produtos demoram, via navio, entre 25 a 55 dias, dependendo do destino, o que requereu aperfeiçoamento genético por parte dos técnicos responsáveis, para vencer essa adversidade. O Chile é um dos principais países exportadores de frutas para outros continentes.

O encontro oportunizou a troca de experiências e a possibilidade de intercâmbios de conhecimento com instituições representadas da comitiva.