Dicas para uma boa saúde

0
22

1. Comer frutas e legumes: O ideal é comer nove porções de frutas e vegetais por dia. Mas tudo bem, eu sei que você está abrindo os olhos porque acha muito. Então aqui vai: cinco. Comer cinco porções de frutas e vegetais por dia e você vai economizar várias visitas ao médico. Um estudo da Universidade de Harvard diz que este montante fornece antioxidantes e fibras necessárias para reduzir doenças do coração e manter um peso saudável (uma porção equivale a metade de uma fruta, ou meia xícara de frutas ou metade de um copo vegetal).

2. Exercício: O ideal seria 30 minutos de exercício cardiovascular (ou mais) 5 dias ou mais por semana. Mas como já sei que às vezes você tem dificuldade para se levantar do sofá, então aí vai uma dose mais leve: que tal 17 minutos por dia? Isso é equivalente a duas horas por semana. E você não precisa nem fazer seguidito! Você pode dividi-lo em segmentos. E os benefícios são infinitos: Coração saudável, peso saudável, músculos tonificados, estar de muito bom humor… etc, etc …

3. Dormir: Se você é alguém que sempre dorme 7 a 8 horas por dia, você está no caminho certo. Estudos recentes indicam que aqueles que têm problemas para dormir ou dormem menos que sete horas, estão aumentando seu risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas e até mesmo diabetes. Nosso corpo necessita descansar e recarregar suas energias para uma boa saúde.

4. Mantenha-se hidratado: Antes se dizia que oito era o número mágico de copos de água por dia que você deveria tomar. Agora nós sabemos que não é necessário beber oito, mas tome líquidos com refeições e sempre que sentir sede. Beba mais se você se exercita ou se faz muito calor. As únicas pessoas que não podem contar com sede para beber água são crianças pequenas e idosos, porque neles o mecanismo da sede não funciona bem e tem que se lembrar de beber. Eu não sei se você sabia, mas o corpo é feito de água e necessita deste líquido para funcionar. Outras fontes de líquido são as frutas, sopa, chá e produtos hortícolas. Lembre-se, água = boa saúde.

5. Lave as mãos: O ideal é com água e sabão, usando o sabão por no mínimo 15 segundos. Vários estudos têm demonstrado que a lavagem das mãos com água e sabão remove mais de 90% dos micróbios que causam infecções e pode alterar a sua saúde. Lave sempre as mãos após usar o banheiro, tocar alguém que está doente, e quando você cozinhar, especialmente quando você tocar em carne crua e vegetais não lavados.

6. Use protetor solar: Diariamente. Não importa se está nublado. Proteja a sua pele dos raios ultravioletas e evite danos na pele, inclusive o câncer. O ideal seria um bloqueador de no mínimo 15 de fator de proteção.

Ter e manter uma boa saúde depende em parte de nossos hábitos. Melhor prevenir do que remediar. Portanto, tome nota destas dicas e coloque-as em prática!