Dicas simples e eficazes para prevenir e controlar a hipertensão arterial

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Evitar alimentos processados e ricos em sal
Pesquisadores estudaram 4.528 adultos que não tinham antecedentes de hipertensão. Aqueles que ingeriram mais de 74 gramas de açúcares adicionados diariamente, tiveram 28%, 36% e 87% de aumento do risco em verificações de pressão alta ao longo do tempo. As percentagens correspondem a verificações de pressão sanguínea de 135/85, 140/90 e 160/100, respectivamente.

Outro estudo analisou a ingestão de sódio. O sal altamente refinado existe em grandes quantidades em alimentos processados. O estudo previu que a redução da ingestão de sódio poderia eliminar 11 milhões de casos de pressão alta por ano.

A pesquisa estima que mais de 77% do sódio consumido vem na forma de alimentos processados. Substituir todo o sal processado e refinado por sal marinho natural ou sal rosa do Himalaia, pode ajudar a prevenir essa condição.

Alimentos úteis
O potássio é um composto que protege as pessoas do desenvolvimento da hipertensão. Os suplementos de potássio não funcionam bem de acordo com a pesquisa, mas os alimentos que contêm esse mineral podem ajudar. Alguns deles são:

– Espinafre: O espinafre é rico em magnésio e ácido fólico, que pode ajudar a prevenir a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

– Semente de girassol: rica em potássio, magnésio e gorduras vegetais saudáveis, a semente de girassol podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol, abrindo os vasos sanguíneos e promovendo uma pressão arterial saudável.

– Banana: contem altas quantidades de potássio e fibra.

– Gorduras saudáveis: peixes oleosos e de água fria fornecem ácidos graxos ômega-3, que é uma gordura saudável que ajuda a normalizar a pressão arterial.

– Alho: Pesquisas sobre os benefícios do alho para a saúde encontram mais e mais efeitos milagrosos desse alimento. Entre eles, o alho parece ajudar a diluir o sangue, evitar o bloqueio nos vasos sanguíneos e, portanto, baixar a pressão arterial.

– Tomate: Os tomates são carregados com cálcio, potássio, vitaminas A, C e E e licopeno. Estes compostos podem diminuir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos e combater o desenvolvimento da hipertensão em uma variedade de maneiras.

– Brócolis: Brócolis tem altas quantidades de potássio e cromo que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e peso, ambos relacionados com a pressão arterial elevada.

– Melão: Melão é rico em potássio, mineral essencial para regular a pressão arterial.

Evite o estresse
Exercício físico regular e uma dieta saudável desempenham um grande papel no desenvolvimento (ou não) da hipertensão. Além disso, um dos componentes mais prejudiciais do estilo de vida atual é o estresse. Gerir o estresse inclui técnicas de relaxamento, como respiração profunda, ioga ou trabalhos artísticos, por exemplo, podem te ajudar a evitar o estresse e a hipertensão arterial.