Diocese de Erechim inicia novena da Romaria rumo ao centenário das aparições de Fátima

0
490

Nesta sexta-feira (30), a Diocese dará início à novena da sua 65ª Romaria, que terá a abertura do ano do centenário das aparições de Fátima. Diversas atividades serão desenvolvidas diariamente. Às 14h, no interior do Santuário, haverá terço e missa; às 17h45, terço na Catedral São José e às 18h, no monumento na esplanada do Santuário. Às 20h,procissão da Catedral ao Santuário com missa campal. Das 14h até o final da missa da noite, oportunidade de confissões e aconselhamento no Seminário. Neste primeiro dia da novena, haverá participação especial das zeladoras das capelinhas domiciliares. O tema da novena e da Romaria é “Maria, Mãe da Misericórdia”; o lema: “Sede misericordiosos como o Pai”, o mesmo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A missa da tarde será presidida pelo Pe. Moacir Noskoski, Pároco da Paróquia N. Sra. da Glória de Erval Grande, com animação das zeladoras das capelinhas. A da noite, estará a cargo dos padres do Seminário de Fátima, Valter Girelli e Giovani Momo. Enquanto isto, a nova calçada vai recebendo diversos acabamentos.

Espaço da criança na novena de Fátima: Diariamente, a partir das 19h30, na sala atrás do Santuário, as crianças com menos de 10 anos, terão oportunidade para rezar do seu jeito com equipes diversas, coordenadas pelo setor diocesano de catequese, pastoral vocacional, Infância e Adolescência Missionária, Pastoral da Criança. Com as equipes de cada noite, as crianças terão cantos, orações, projeção de vídeos, encenações, leituras bíblicas com dinâmicas diversas.

Atividades na novena de Fátima: Durante a novena de Fátima a ser iniciada nesta sexta-feira, diariamente, haverá alimentos e objetos religiosos à disposição de todos. Na quinta-feira, dia 06, haverá coleta de alimentos não perecíveis para serem repassados a entidades de promoção humana. No dia 08, às 09h, haverá a romaria da criança, com procissão da Praça Jayme Lago até o Santuário com missa campal. Pede-se para as crianças levarem balão em forma de coração, como símbolo da misericórdia, e donativos para crianças carentes, especialmente roupas de bebê. A procissão daquele dia será luminosa, seguida de encenação das aparições e de missa campal. No dia da Romaria, 09 de outubro, além das missas, da procissão às 09h, haverá terço meditado com a coroação da imagem de N. Sra. às 14h, seguida da bênção da saúde, dos objetos religiosos e com o Santíssimo Sacramento.

Segurança e cuidados da saúde dos romeiros: Na procissão e missa de cada noite da novena e no dia da romaria de Fátima, equipe do Hospital de Caridade estará à disposição para eventuais problemas de saúde com os devotos. Haverá também vigilância especial da segurança pública, mas é importante cada participante ter o devido cuidado com batedores de carteiras e de bolsas, comunicando qualquer fato estranho ao policiamento.