Dom José desafia padres e diáconos a avaliar qualidade do seu serviço...

Dom José desafia padres e diáconos a avaliar qualidade do seu serviço ao povo

Padres e diáconos da Diocese, juntamente com Dom Girônimo Zanandréa, participaram de primeira reunião deste ano, nesta terça-feira, 07, no Seminário de Fátima, presidida por Dom José. Depois da oração inicial, animada pelos padres Milton Mattia e Edinaldo dos Santos Bruno, no contexto do Ano Mariano e da quaresma com a Campanha da Fraternidade, com a oração do rosário ao Espírito Santo, o Bispo diocesano registrou o início do trabalho do novo vigário geral, pe. Cleocir Bonetti, do novo coordenador de pastoral, Pe. Maicon Malacarne.

Em seguida, Dom José dirigiu reflexão coloquial abordando aspectos da vida e ministério dos padres e diáconos. Disse fazê-la com o objetivo de estímulo e encorajamento a cada um. Falou da importância do esforço na realização das cinco linhas de ação do Regional Sul 3 da CNBB, assumidas pelo 13º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora – Conversão pastoral em vista de uma Igreja “em saída”, Iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, discipulado missionário centrado na Palavra de Deus, revitalização das pequenas comunidades em vista de uma nova paróquia, Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida. Referiu-se ao Ano Nacional Mariano e ao Projeto de revitalização do Santuário de Fátima que está tendo boa acolhida, mas que precisa maior empenho de alguns. Sugeriu, com destaque, alguns questionamentos a respeito da qualidade do serviço pastoral prestado ao povo de Deus: que nota dariam ao que vivem e realizam? Como o povo avaliaria a pregação, as celebrações, o serviço aos pobres, as posturas pessoais, a forma de tratar as pessoas, a linguagem, a própria apresentação pessoal? Como se faz a formação do povo em nossas paróquias, a visita às famílias; que espaço é dado aos adolescentes e jovens, qual a presença nos bairros, também das cidades pequenas?  Apresentou algumas recomendações específicas: participar do retiro anual dos padres e dos diáconos, das reuniões e eventos periódicos, da missa do crisma na quarta-feira santa, celebrar diariamente a eucaristia, garantir horário para a oração pessoal, celebrar a confissão, cuidar zelosamente da administração da paróquia, dispor do diretório litúrgico na sacristia, seguindo suas orientações e outras.

Escola Diaconal: Na reunião dos padres e diáconos da Diocese de Erexim, nesta terça-feira, Dom José e o Pe. Jair Carlesso, pelo ITEPA, deram informações finais a respeito do curso de preparação ao diaconato permanente para a Arquidiocese de Passo Fundo e a Diocese local. O início será sexta-feira próxima, dia 10, com missa às 19h, para a qual todos estão convidados. Estão inscritos 25 candidatos da Diocese de Erexim e 10 da Arquidiocese de Passo Fundo. As aulas serão bimensais em sexta-feira à noite e sábado todo o dia, no Seminário de Fátima.

Pastoral Presbiteral: Pe. Cleocir Bonetti, na reunião dos padres e diáconos, nesta terça-feira, recordou algumas atividades programadas para este ano, insistindo na sua participação: Curso regional, de 28 de agosto a 06 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo; Encontro Regional de Presbíteros, de 13 a 15 de novembro, no mesmo local; Encontro diocesano de pastoral presbiteral, nos dias 11 e 12 de setembro, no Seminário de Fátima; tarde de retiro da semana santa, no dia 12 de abril, no Seminário, e missa do crisma, às 19h do mesmo dia, na Catedral; confraternização de Páscoa, dia 17 de abril e do dia do padre, dia 07 de agosto.

Relatório contábil e projeto de revitalização do Santuário de Fátima: Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, com servidores da Cúria Diocesana, apresentou aos padres e diáconos, nesta terça-feira, relatório contábil do exercício de 2016 da Diocese, da própria Cúria, do Setor Vocacional, dos Seminários e do projeto de revitalização do Santuário. Dom José explicitou o andamento deste projeto, insistindo no esforço de todos para sua realização, destacando a dedicação generosa de muitos leigos nas suas doações e do empenho dos que participam das comissões do mesmo.

Alerta sobre devoção de grupo religioso pseudocatólico: O Bispo diocesano alertou os padres e diáconos, nesta terça-feira, a respeito de práticas devocionais a Nossa Senhora, especialmente com a invocação da “Rosa Mística”, promovidas por um grupo ligado a alguém que se apresenta como bispo de uma igreja autointitulada católica apostólica conservadora, mas que não é católica, apostólica romana, ligada ao Papa. Por promover a devoção a Nossa Senhora com a recitação do rosário completo com o conjunto de seus 4 mistérios e por promover batizados, crismas e casamentos com a presença do tal bispo ou de padres dele, causa confusão nos fiéis católicos. Os padres sugeriram que a Diocese emita uma nota de esclarecimento a respeito.

Informações pastorais diversas: A pauta da reunião dos padres e diáconos, nesta terça-feira, contemplou informações de setores diocesanos. Catequese falou do processo de iniciação à vida cristã e da segunda jornada estadual dos catequistas dia 07 de maio, em Caxias do Sul. Pastoral da Juventude, pelo seu novo liberado, Felipe Toniolo, sobre encontros de formação de jovens por área pastoral e das missões jovens. Infância e adolescência missionária, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança, zeladoras de capelinhas, Cáritas comunicaram sobre datas de encontros e cursos. Os formadores dos seminários falaram do início do ano escolar de 4 alunos na teologia e 5 na filosofia em Passo Fundo; de 7 no Ensino Médio em Barão de Cotegipe e de 4 no Propedêutico em Erechim.