Dom José Gislon relata projeto de reforma do Santuário ao ouvintes da Rádio Aratiba

0
884

No programa Nova Manhã desta quarta-feira, 27, comandado pelo Cristiano Pertile e intermediado pelo Pároco e Diretor da Rádio Aratiba Padre Cleocir Bonetti, Dom José Gislon divulgou o projeto de reforma do Santuário Nossa Senhora de Fátima e remodelação de seu entorno.

Inicialmente, o Bispo relatou aos ouvintes da Rádio Aratiba, que ao chegar à Diocese, entre outros aspectos significativos, lhe chamou a atenção o espaço privilegiado do Santuário diocesano, localizado no centro da cidade, com fácil acessibilidade e grande potencial de ser incrementado para se tornar um grande centro de espiritualidade. O centenário das aparições de N. Sra. de Fátima, em 2017, é momento oportuno para encaminhar um projeto de reforma do prédio e remodelação de sua esplanada.

150716-calçada

O primeiro trabalho, até a Romaria deste ano, será o da acessibilidade, com calçada exclusiva para pedestres, à esquerda de quem entra até o Santuário. Depois da Romaria, serão iniciados os reparos da cobertura e do forro, da reforma do espaço do altar, com a capela do Santíssimo, à direita de quem entra, e a de N. Sra. de Fátima, à esquerda, a troca do piso dos corredores, ficando o parquet no espaço dos bancos e a remodelação dos atuais painéis e da Via-sacra.

150716-2-frente

No projeto global, consta também a construção dos confessionários e da capela da reconciliação na parte interna entre o Santuário e o Seminário e um novo monumento para a imagem de N. Sra. A imagem não ficará tão alta e terá um novo velário, não na frente como agora, mas na lateral. Para os dias da novena e da Romaria, haverá um velário especial.

150716-4-portao

Está previsto ainda o plantio de árvores mais próprias para sombra, com espaço remodelado para o estacionamento.

Para dar andamento ao projeto, Dom José ressaltou que foram constituídas duas comissões, uma técnica e outra econômica. Uma para fazer o projeto e acompanhar sua execução e outra para prever os recursos.
O Padre Cleocir Bonetti, questionou como os ouvintes e paroquianos podem faz para contribuir com este projeto.

Dom José explicou que por ora, os recursos serão buscados através de contribuição por carnê, com valores diversificados, por depósito em conta bancária e por promoções das comunidades. Já se conta com a parceria do Banco Sicredi. Os depósitos podem ser feitos na conta 35708-9 da agência 0217 do Sicredi.