É preciso malhar o corpo e também a mente

É preciso malhar o corpo e também a mente

158

O acompanhamento psicológico é fundamental para todos, principalmente para pessoas cujas rotinas demandam muita pressão e mudanças repentinas, como acontece com os atletas.

Porém, pesquisas indicam que no mundo dos esportes há uma grande relutância quando o assunto é recorrer a um psicólogo e o tratamento é visto de forma preconceituosa, remetendo, erroneamente, à ideia de admissão de fraqueza. Já no meio artístico, por exemplo, podemos observar a valorização do investimento em terapias e acompanhamentos para enfrentar as pressões rotineiras da carreira.

Segundo o psicólogo João Alexandre Borba, a presença de um psicólogo como membro da equipe esportiva é fundamental para o enriquecimento de todo o time. “É preciso afastar a ideia de que recorrer a uma terapia significa fraqueza, pois é exatamente o contrário. Mais do que no corpo a força está na mente. A pessoa que tem o acompanhamento psicológico fica mais fortalecida, tanto em sua vida pessoal, quanto em sua carreira”, diz. E ressalta: “É totalmente equivocada a ideia de que o sucesso na carreira de um atleta depende unicamente de suas habilidades físicas. Muitos esportistas se preocupam em exercitar o corpo, mas ignoram a importância de exercitar e fortalecer sua mente”, esclarece.

Notícias semelhantes