InícioAlto UruguaiEm dia excepcional, a Romaria histórica do Centenário de Fátima

Em dia excepcional, a Romaria histórica do Centenário de Fátima

Publicado em:

Aratiba
chuva moderada
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
99 %
0.5kmh
80 %
ter
29 °
qua
34 °
qui
29 °
sex
24 °
sáb
25 °
spot_img

Algumas previsões apontavam chuva para este domingo (8), mas foi o sol que apareceu, mesmo que timidamente, no início da manhã deste segundo domingo de outubro, Dia Nacional do Nascituro e de romarias marianas em todo o Brasil. Às 9h, já com sol esplêndido, num dia excepcional, Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Erechim, dava início à grande procissão da Romaria histórica do Centenário de Fátima, da Catedral ao Santuário da cidade.

Na chegada da imagem de Fátima no altar campal, a multidão que veio na procissão se juntou ao já elevado número de fiéis concentrados na esplanada. Crianças representando anjos fizeram a coroação da imagem. Dom José prosseguiu com a oração inicial da missa concelebrada pelo Bispo emérito, Dom Girônimo e pelos padres da Diocese, ficando mais próximos do altar o Vigário Geral da Diocese, Pe. Cleocir Bonetti, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Maicon Malacarne, e três jubilares, Pe. Ângelo Rosset e Milton Mattia, bodas de ouro de ordenação presbiteral, e Pe. Dirceu Dalla Rosa, bodas de prata. A missa contou com diversos instrumentistas e equipe de canto da Romaria, com a regência do Pe. José Carlos Sala e Pe. Olírio Streher.

No início da homilia, Dom José registrou que a Romaria histórica do Centenário de Fátima estava sendo realizada com o Santuário revitalizado e a ser declarado oficialmente de caráter diocesano. Mencionou a mensagem de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima há cem anos. Eles enfrentaram muitas dificuldades até que ela tocasse o coração dos adultos e da Igreja. Para o Bispo, a mensagem de Fátima é compreensível à luz do coração materno que acolhe a vida e protege seus filhos das forças do mal e ilumina sua caminhada para serem fiéis ao seu Filho Jesus. Observou que ela também foi peregrina como os romeiros que estavam reunidos com ela e por ela. Visitando sua prima Isabel, proclamou o profético hino do louvor a Deus Pai pelas maravilhas que realiza em favor dos pobres e humildes e com eles. Finalizou desejando que Maria, venerada com o título de N. Sra. de Fátima, continue acolhendo em seu materno coração os pedidos dos seus devotos e intercedendo junto ao seu Filho Jesus em favor de cada um, de suas famílias e do bem comum de todo o querido povo de Deus. (Adiante, íntegra da homilia do Bispo)

Oficialização do Santuário diocesano
No final da missa da histórica Romaria do Centenário de Fátima, Dom José declarou o já chamado Santuário de Fátima canonicamente Santuário Diocesano, através de Decreto lido pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Cleocir Bonetti. O documento recorda que ao assumir a recém-criada Diocese de Passo Fundo, em 1951, Dom Cláudio Colling encaminhou a construção do Seminário menor N. Sra. de Fátima em Erechim, com um futuro Santuário em anexo, para ser centro de promoção vocacional e de devoção a Nossa Senhora em toda a região. No ano seguinte, foi erguido um monumento para a imagem de N. Sra. de Fátima, no terreno do futuro Seminário, em torno do qual começaram a ser realizadas as romarias anuais. A imagem foi doada pelo Cônego João Sorg, da Paróquia Bom Jesus, de Carazinho. Em 16 de outubro de 1960, por ocasião da 9ª Romaria de Fátima, foi inaugurado o projetado Santuário, assim chamado mesmo que não tivesse sido oficializado como tal. O Santuário é agora oficializado como Santuário Diocesano, a fim de que nele, conforme o Direito Canônico, “sejam oferecidos aos fiéis meios de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a Palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente a Eucaristia e a celebração da penitência, e cultivando as formas aprovadas de piedade popular”. Em vista disso, Dom José estabelece que o Santuário esteja aberto diariamente, com celebração da Eucaristia e da Penitência, novena permanente a Nossa Senhora de Fátima, e aconselhamento espiritual; suas atividades estejam em sintonia com o Plano da Ação Evangelizadora, as atividades e diretrizes da Diocese, as normas litúrgicas da Igreja e suas orientações a respeito dos Santuários, como a Carta da Congregação para o Clero de 15 de agosto de 2011; que em sua esplanada e nas dependências do Seminário sejam promovidas atividades que preservem sua característica de centro de espiritualidade e formação cristã.

Placa comemorativa à revitalização do Santuário
Após a promulgação do decreto de oficialização do Santuário como diocesano, Dom José, com os padres e as equipes de projeto de revitalização do Santuário, dirigiu-se para a lateral da porta central do mesmo, onde foi descerrada placa comemorativa. Ela registra o nome dos integrantes das equipes do projeto e a manifestação de gratidão do Bispo a Deus e aos antepassados que construíram o conjunto do Seminário e aos benfeitores do projeto de revitalização do Santuário e o seu desejo de que o mesmo Deus os recompense e que Nossa Senhora do Rosário de Fátima estenda seu manto protetor sobre todos os diocesanos, suas famílias e suas comunidades.

A oração do terço, oração pedida por N. Sra. em Fátima
Às 14h, houve o segundo momento de oração na esplanada do Santuário, nesta 66ª Romaria de Fátima, a do Centenário de Fátima. Pe. Valter Girelli motivou a recitação do terço, oração pedida por N. Sra. através pastorinhos em 1917 para se alcançar a paz no mundo em guerra. Lembrou algumas realidades dramáticas dos dias atuais, anunciou cada mistério do terço, propôs algumas intenções e pessoas da equipe de liturgia do santuário iam rezando as dezenas, alternadas por estrofes do hino do centenário de Fátima, composto pelo Pe. José Carlos Sala.

Bênção dos objetos religiosos e da saúde
Um terceiro momento de celebração no altar campal da Romaria deste domingo foi a bênção dos objetos religiosos e a bênção da saúde com o Santíssimo Sacramento, presididas pelo Bispo Diocesano. Dom José invocou a bênção sobre os objetos religiosos dos romeiros, sobre suas casas e carros, representados nas chaves, e sobre a água com a qual diversos agentes da pastoral da saúde aspergiram o povo.

Em seguida, o Santíssimo Sacramento foi levado da capela da residência episcopal ao altar campal pelos dois padres que celebram jubileu de ouro sacerdotal neste ano, Angelo Rosset e Milton Mattia.

Proclamada a passagem do evangelho que narra a cura do cego de Jericó, Dom José dirigiu breve mensagem aos participantes. Disse que todos estavam colocando sua vida, com suas alegrias e dores, diante do olhar materno de Maria. Assegurou que ela e seu Filho Jesus acolhem a todos. Destacou a fé do cego que clamava a Jesus pedindo ajuda, certo de que se se encontrasse com Ele poderia enxergar. Jesus lhe deu a visão dos olhos e também a visão da fé. Exortou a todos a apresentarem, com toda confiança, seus pedidos a Jesus.

Missas e bênçãos individuais no Santuário e confissões no Seminário
Além das celebrações no altar campal, como nos últimos anos, a Romaria de Fátima teve sete missas no Santuário, às 5h30, para os trabalhadores, presidida por padre do Seminário; às 06h, também presidida por padre do Seminário; às 07h, presidida pelo Pe. Edinaldo dos Santos Bruno, de Itatiba do Sul; às 08h, presidida pelo saletino Tiago Costa, com equipe de leigos saletinos de Marcelino Ramos; às 12h30, presidida pelo Pe. Gilson Samuel e equipe de Paulo Bento onde é Pároco; às 16h, presidida pelo Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e que ajuda na Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, com a participação do coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala, com equipe de animação também da Paróquia Santa Luzia, da qual é Pároco; as 19h, a cargo dos padres e equipe do Santuário. Após a missa campal e a das 12h30, padres e diáconos abençoaram individualmente os fiéis que desejavam. Desde cedo até a chegada da procissão para a missa campal, padres atenderam confissões no Seminário.

Serviços da Romaria
Conforme o coordenador geral da Romaria, Pe. Valter Girelli, ela deve seu êxito à participação e colaboração de muitas pessoas, famílias, comunidades, empresas, entidades e poder público. Desde o início da novena e no dia da Romaria, elevado número de voluntários atua em diversos setores de serviços: liturgia e canto, espaço da criança, orientação das confissões, coordenação geral da parte social, coletas, limpeza e ornamentação, sonorização, atendimento à saúde pela equipe do Hospital de Caridade, tendas dos objetos religiosos, orientação do estacionamento nos espaços da esplanada durante a novena, praça da alimentação, com cozinha, assados de frangos e leitões e churrasco. O churrasco vem sendo preparado por equipe da Paróquia de Severiano de Almeida há 40 anos.

Últimas notícias

Usina de Itá fará simulado de emergência em abril com comunidades próximas do lago

O Consórcio Itá está prestes a iniciar a última fase de suas ações preventivas...

Saiba como deve ser o clima no outono de 2024

Outono de 2024 começa ainda com El Niño e deve terminar com Pacífico frio...

3º Pedal Barrazulense teve a participação de 170 ciclistas de toda região

A programação da 7ª Expobarra contou com o 3º Pedal Barrazulense, realizado na manhã...

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março

O pagamento do Incentivo-Matrícula do Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) será pago...

Mais notícias parecidas

Usina de Itá fará simulado de emergência em abril com comunidades próximas do lago

O Consórcio Itá está prestes a iniciar a última fase de suas ações preventivas...

Saiba como deve ser o clima no outono de 2024

Outono de 2024 começa ainda com El Niño e deve terminar com Pacífico frio...

3º Pedal Barrazulense teve a participação de 170 ciclistas de toda região

A programação da 7ª Expobarra contou com o 3º Pedal Barrazulense, realizado na manhã...
  • https://casthttps1.suaradionanet.net/10016/stream
  • https://radioaratiba.com.br
  • Rádio Aratiba - RS