Especialista explica qual é o tênis ideal para a prática de esportes

0
1351

Proteção e conforto. Estes devem ser os principais benefícios do tênis para o atleta, segundo Mario Cesar Martins, proprietário da Academia Científica Atitude (http://www.atitudesp.com.br/) e especialista em reabilitação e tratamento preventivo de patologias ósteo-mio-articulares (ossos, músculos e articulações). Para ele, é fundamental que o calçado faça com que a pessoa se sinta bem e segura para a prática do seu esporte favorito e que ele não machuque os pés, não faça bolhas nem prejudique a circulação sanguínea.

Ao contrário do que se fala por aí, o educador físico não acredita que o tênis diferencie a absorção de impacto ou a propulsão de energia para o atleta ganhar impulso. “Isso porque um calçado não é capaz de aumentar a força de reação do solo que você aplica sobre ele. O mesmo vale para os modelos com molas, que, na realidade, promovem maior instabilidade ao invés de impulsionar o atleta à frente. A única coisa que os tênis com solado alto podem gerar é instabilidade no tornozelo”, explica.

Segundo Martins, a escolha do tênis deve ser feita tendo em mente que a opção ideal não deve machucar a sola do pé, nem causar desconforto. No entanto, deve-se desconsiderar a ideia de que ele pode dar um impulso a mais (do que você descalço, por exemplo) ou causar proteção articular.

O especialista diz que, como cada modalidade tem suas particularidades, o professor é a pessoa mais indicada para sugerir o tênis que melhor atenda às características do esporte. “Deve-se levar em consideração as orientações do técnico na hora da compra e saber que nem sempre o calçado mais caro é a melhor opção. Isso porque o fato de o modelo ser um lançamento e os seus materiais influenciam no valor. Logo, ele não deve ser o principal fator de escolha. As orientações do treinador em relação à modelagem são fundamentais para a melhor prática da modalidade e são estas especificações técnicas que devem ser consideradas”, afirma.

Martins explica que quem pratica mais de uma modalidade diferente deve levar alguns fatores em consideração. “Se você faz os esportes por lazer, talvez seja possível utilizar o mesmo tênis para todas as modalidades. Já se você faz práticas em alto desempenho de diferentes esportes, é importante que você tenha um calçado adequado para cada um deles”.

A conversa com o professor é fundamental porque outras características do treino também interferem na escolha, como o tipo de solo em que ocorrerá a prática, se o lugar é aberto ou fechado (ou seja, exposto ao sol e à chuva) e se a modalidade exigirá mais da agilidade ou mais da resistência do atleta. O educador físico ressalta que a utilização do tênis errado, principalmente para quem faz prática em alto desempenho, pode acabar impactando na performance ou até mesmo causando lesões.

Mas, mesmo com todas as indicações profissionais, é fundamental que você experimente o calçado antes de comprá-lo. Ele pode ser tecnicamente perfeito, mas não ser confortável e incomodar ou machucar você. Neste caso, ele deixa de ser a opção mais indicada. Mas não pense que estar com o tênis ideal nos pés significa o fim da sua busca. Converse com o vendedor sobre a meia ideal para você, em relação ao tecido e ao tamanho.

Martins dá, ainda, algumas dicas para a conservação do seu tênis e para aumentar sua durabilidade. “É fundamental que ele tome ar todos os dias. Depois que chegar do treino, coloque-o na janela ou em outro lugar arejado, nunca diretamente dentro do armário. E cuide dele com spray antibactericida, uma arma poderosa contra o mau cheiro”, finaliza.