Estado do RS promete R$ 100 milhões para pavimentação de acessos municipais

0
591

Os representantes dos municípios gaúchos que não possuem acesso asfáltico receberam do governo do Estado a confirmação de recursos disponíveis para a pavimentação. O secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Ricardo Nuñez, afirmam que há R$ 100 milhões de reais reservados para as obras. O anúncio ocorreu durante uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa na terça-feira (05).

Segundo Ricardo Nuñez, os recursos foram obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este ano, o financiamento atenderá mais da metade dos 105 municípios que ainda aguardam a conclusão de suas rodovias de acesso. A proposta do Daer é priorizar 56 trechos.

– Temos, hoje, dez acessos que estão em fase final de pavimentação e 31 em andamento. Além desses, há outros 15 que foram concluídos pela gestão anterior, mas dependem apenas da emissão da licença de operação – detalhou o dirigente.

O diretor-geral do Daer salientou que a lista com os trechos pré-selecionados será apresentada nos próximos dias ao governador, José Ivo Sartori. Nuñez disse que a autarquia está realizando um diagnóstico preciso das condições de cada rodovia.

– Queremos informar o governador sobre os possíveis entraves e as dificuldades que poderemos encontrar na execução das obras – explicou.

A escolha dos acessos que serão retomados este ano obedecerá a critérios técnicos. O secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, destacou que a prioridade será retomar os acessos que já foram iniciados em governos anteriores.

– Nossa diretriz é bem clara: só iremos dar continuidade a obras que temos plenas condições de terminar. Não deixaremos nada pela metade, em respeito aos moradores, aos prefeitos e às construtoras, que precisam mobilizar homens e máquinas toda vez que se inicia uma frente de trabalho.