Estudo descobre segredo do sucesso e da felicidade

Estudo descobre segredo do sucesso e da felicidade

86

Muitas pessoas passam a vida toda tentando encontrar o verdadeiro segredo da felicidade plena. E, ao que parece, esse é o tempo que se demora para entender essa complexa questão. Um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demorou 75 anos para descobrir quais eram os fatores que afetavam e melhoravam a saúde física e mental em idades mais avançadas.

Durante o longo período, os pesquisadores entrevistaram e monitoraram mais de 600 pessoas, que foram separadas em dois grupos: estudantes da universidade e moradores de cidades vizinhas a Harvard, localizada em Boston. Além disso, a cada dois anos as famílias dos participantes também eram entrevistadas, passavam por uma bateria de exames e tinham monitoradas suas vivências com outras pessoas.

Robert Waldinger, um dos diretores do estudo ao longo dos anos, coloca o fundamento do estudo em uma questão central: Se você hoje fosse investir no seu melhor “eu” futuro, no que você colocaria seu tempo e energia? A resposta mais simples, de acordo com o estudo, seria investir em tudo que garante a saúde física e mental, ou seja, as relações pessoais.

O estudo notou que os participantes com fortes laços com outras pessoas viviam mais e melhor, independente de dinheiro, trabalho ou status. Foi descoberto que o maior sinônimo de sucesso no fim das contas é o afeto compartilhado entre os seres humanos. Dessa forma, o segredo da felicidade, com sucesso e saúde plenos, está nos amigos, na família e no amor.