Finalizada obra de reparo no Vertedouro da UHE Itá

0
412

As obras no vertedouro 2 da Usina Hidrelétrica Itá foram concluídas em junho de 2016. A obra, que teve duração de oito meses, previa reparar um dano na calha do vertedouro, e transcorreu dentro do prazo previsto. O vertedouro já passou por testes e foi validado para operação conforme necessidades da usina e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os testes no vertedouro foram realizados nos últimos dias 13 e 14 de julho, que o certificaram apto para operação. Os testes foram realizadas pela equipe projetista, consultores, empresa construtora, equipes da Usina Hidrelétrica Itá e do Consórcio Itá.

A Usina Hidrelétrica Itá possui dois vertedouros, um principal e um segundo auxiliar. O vertedouro auxiliar é usado apenas quando há uma grande afluência e o vertedouro principal não é suficiente para suportar o grande volume de água que chega ao reservatório. Em junho de 2014, a operação da Usina Hidrelétrica de Itá necessitou utilizar o vertedouro auxiliar. Após, foi verificada a necessidade de reparo na superfície da rocha da calha não revestida do vertedouro.

A obra consistiu em realizar uma nova calha para o vertedouro auxiliar. Esta calha foi projetada e construída em concreto, no formato de “salto de esqui”. Executada por empresa especializada de Curitiba, a obra contou no pico com 133 profissionais, utilizando 52 equipamentos pesados, consumiu 7.300 litros de gasolina, 190.000 litros de diesel, 9.000 toneladas de cimento, 44.000 toneladas de brita, 46.000 toneladas de areia, 280 toneladas de aço. O volume total de concreto foi de 41.000 metros cúbicos.

A obra, que iniciou em outubro de 2015, foi desenvolvida conforme os padrões técnicos previstos e dentro do prazo estimado. “Procuramos desenvolver a obra dentro do prazo estipulado, sempre prezando pelo bom funcionamento da usina e segurança dos colaboradores, para restabelecer as condições técnicas operacionais ideais do vertedouro”, comenta Reginaldo Oliveira, Gerente do Consórcio Itá.

Para saber mais sobre o Consórcio Itá acesse www.consorcioita.com.br.