Frutas de alto índice glicêmico

Frutas de alto índice glicêmico

113

Entre as frutas com alto índice glicêmico encontramos:

Banana: A banana é a fruta com maior índice glicêmico de todas. Claro que essa quantidade varia de acordo com o tipo. O ideal é consumi-la com alguma fibra ou usá-la como um alimento pré-treino. “A banana é uma excelente forma de repor energia”, segundo a nutricionista Fernanda Castelo Branco, da ADJ Brasil Diabetes.

Manga, mamão, caqui e ameixa preta: Essas frutas têm índice glicêmico alto, no entanto sua carga glicêmica é moderada. Ou seja, uma porção de qualquer uma dessas frutas (o que equivale a uma unidade média ou uma xícara de chá picada) pode ser consumida, desde que acompanhada de alguma fibra.

Melancia: A melancia, apesar de ter um índice glicêmico alto devido a sua alta quantidade de água, tem uma carga glicêmica baixinha, já que a quantidade de carboidrato em uma fatia é pequena. Por isso mesmo, apesar dessa medida alta, ela não interfere de forma significativa na glicemia pós-prandial, e pode ser consumida.

Melão: O melão, devido a sua grande quantidade de água, também tem um índice glicêmico alto. Mas, como a melancia, sua quantidade de glicose por porção é baixinha, e pode ser consumido, desde que apenas uma fatia por refeição.

Frutas secas: As frutas secas, por serem desidratadas, acabam concentrando ainda mais seus nutrientes. “Além disso, elas perdem tamanho, o que faz com que uma porção tenha muito mais carboidrato”, explica Fernanda. Por isso, o ideal é tomar cuidado com elas se você tem diabetes.

Notícias semelhantes