27.5 C
Aratiba
sexta-feira, 29/março
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeFumar prejudica produção gene que protege artérias, de acordo com estudo

Fumar prejudica produção gene que protege artérias, de acordo com estudo

Um estudo feito por cientistas norte-americanos, com base em dados genéticos de mais de 140 mil pessoas, mostra que fumar enfraquece o gene que protege as artérias do corpo humano.

No sistema circulatório, enquanto as veias conduzem o sangue sem oxigênio de volta ao coração, as artérias são responsáveis por conduzir o sangue oxigenado para todo o corpo. Isso significa que há uma grande pressão nesses vasos sanguíneos, já que esse sangue que é rico em oxigênio e nutrientes precisa ir para todas as partes do corpo e nutrir as células.

A pesquisa mostrou, então, que quando a pessoa fuma, o tabaco inibe a ação do gene que protege as artérias. Com isso, a probabilidade do fumante ter obstruções nessas artérias aumenta. É que as placas que se formam endurecem o canal e dificultam a circulação sanguínea, o que pode aumentar ainda mais a pressão do sangue e causar um rompimento da artéria.

Os estudos foram divulgados pela revista científica Circulation, da American Heart Association. Já se sabe que o tabagismo é responsável por um a cada cinco casos de doenças cardíacas e está ligado a mais de 1,5 milhão de mortes no mundo todo. Os cientistas lembram, no entanto, que nem todos reagem do mesmo modo a iguais exposições ao cigarro.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments