Gelatina: Descubra se ela realmente faz bem para o seu corpo

0
1372

As pessoas costumam consumir muita gelatina no verão por ser um alimento leve, pouco calórico e de fácil preparo. Mas você sabe escolher a gelatina que realmente faz bem para o seu corpo e organismo?

Segundo a nutricionista Daniela Gomes, da Policlínica Granato, a gelatina convencional que encontramos na prateleira dos supermercados é uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar e uma baixa quantidade de proteína. “Ela possui um baixo valor nutricional e acaba não sendo tão benéfica quanto se imagina. Inclusive, esses corantes e conservantes funcionam como toxinas dentro do nosso organismo, podendo acumular no tecido adiposo, favorecendo o desenvolvimento da obesidade”, revela.

Ágar-ágar
O que muitas pessoas não sabem é que existe um ótimo substituto para a gelatina convencional (de origem animal). O ágar-ágar é uma gelatina natural, extraída de algas marinhas, com poucas calorias, rica em fibras e vitaminas que ajudam na manutenção e produção dos níveis de colágeno. Além de não ter conservantes, o ágar-ágar ajuda na redução da absorção de gorduras, diminuindo o colesterol e melhorando a flora intestinal.

Na gastronomia
O ágar-ágar pode ser utilizado na culinária já que não altera o sabor dos alimentos, podendo ser utilizado em preparações salgadas ou doces. “Caso não encontre o ágar-ágar, você pode utilizar a gelatina convencional sem sabor, que é menos prejudicial do que as gelatinas coloridas de caixinha”, explica.

Esportistas e dieta  
O ágar-ágar é um excelente alimento para esportistas e pessoas em dieta. Por ser rica em proteína, o ágar-ágar fortalece os ossos, promovendo também uma maior resistência física. Também atua na recuperação muscular e no emagrecimento, devido ao aumento da saciedade.

O colágeno existente no ágar-ágar oferece um equilíbrio na massa muscular e ajuda o corpo a utilizar as reservas lipídicas e de açúcar já existentes. “A associação desses benefícios junto ao exercício físico diminui a flacidez e aumenta a massa muscular”, afirma.

Crianças
No caso das crianças é muito importante prestar atenção, especialmente por causa dos aditivos químicos presentes nas gelatinas coloridas de caixinha. Sem falar que algumas crianças podem ser alérgicas aos corantes e conservantes desses produtos. “Troque pelo ágar-ágar, preparado com frutas ou sucos naturais. Recomendo dar 100 ml, 2 a 3 vezes por semana, mas só depois que a criança completar 1 ano de idade”, explica.

Idosos
No caso dos idosos, a gelatina recomendada é a hidrolisada, conhecida também como bomba de colágeno. Ao contrário das gelatinas coloridas de caixinha, a hidrolisada é constituída de puro colágeno, sendo eficaz em tratamentos de pele, articulações e enfraquecimento de cabelos e unhas. “Esse produto pode ser consumido diariamente e costuma ser vendido em farmácias comuns e de manipulação”, ensina.

E para preparar é muito fácil. É só misturar uma colher do pó da gelatina hidrolisada em um copo de 300 ml de água fria e beber assim mesmo, na forma líquida. A gelatina hidrolisada provoca uma grande sensação de saciedade e possui apenas 30 kcal.