Gengivite: saiba como evitar a doença

0
682

Ao usar fio dental a gengiva costuma sangrar? Se a resposta for positiva, o ideal é procurar um periodontista, pois pode ser gengivite. Esta doença, que significa inflamação na gengiva, é considerado um alerta de que a higiene não está sendo realizada corretamente. Caso não ocorra tratamento, o quadro pode evoluir para periodontite e comprometer os dentes.

A gengivite é ocasionada pela má escovação dos dentes e a não utilização do fio dental diariamente, fazendo com que as placas bacterianas se acumulem em volta do dente, se calcifiquem (tártaro) e passem a irritar a gengiva.

“O problema é que, pelo fato de os sinais da gengivite serem sutis, as pessoas apenas vão ao dentista quando sentem dor e, até chegar a este estágio, passam-se anos. Alguns buscam tratamento por volta dos 40 ou 45 anos de idade”, explica o especialista em saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel.

Tratamento
Quando a gengivite ainda está na fase inicial, ela pode ser tratada com uma melhora na escovação e uso diário do fio dental. Caso o tártaro já esteja formado, faz-se necessária a remoção dele no consultório. Em casos mais avançados é realizada a raspagem das irregularidades nas raízes dos dentes.