Governo do Estado do RS homologa decreto de emergência de Três Arroios

0
315

Em consequência de desastre por enxurradas, o Município de Três Arroios teve sua situação de emergência homologada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Casa Militar, nesta semana. A aprovação do processo foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (9).

O parecer da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil é favorável em virtude do desastre de média intensidade, Nível II, que afetou toda a área rural e parte da área urbana do Município, atendendo os critérios estabelecidos na Lei do Ministério da Integração Nacional. Conforme o referido parecer da Defesa Civil, fotos e laudos do processo, considerou-se o evento adverso ocorrido por ter ocasionado danos humanos e materiais. Já o Decreto Municipal nº 2.655 foi assinado pelo prefeito Lirio Zarichta no dia 29 de dezembro de 2017.

A enxurrada e inundações resultaram em diversos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Na zona rural, bueiros e pontes foram danificados e destruídos, e estradas foram bloqueadas, deixando várias comunidades isoladas. Também foram contabilizados prejuízos nas lavouras. No perímetro urbano, foram registrados alagamentos em diversos estabelecimentos. A água invadiu residências, lojas e prédios públicos, derrubou muros e levou muita lama para a Avenida Felipe Kopps, a principal da cidade. Em pouco mais de 30 minutos choveu 150 mm.

A Administração Municipal de Três Arroios espera conseguir recursos nas esferas estadual e federal para poder, principalmente, intensificar as ações de recuperação dos locais afetados.